Comunidade de Surdos esteve na Câmara
São Bento do Sul – Com objetivo de falar sobre o encaminhamento para criação de uma associação voltada aos interesses dos surdos na cidade, esteve na Tribuna Livre a professora Gesiane Pereira Corrêa. Ela foi ao parlamento acompanhada de um grupo de pessoas que vivem com o problema auditivo.

O objetivo principal, explicou, é deixar clara a necessidade do apoio dos poderes Executivo e Legislativo para viabilizar a associação tendo por meta garantias de que a comunidade surda tenha mais apoio na cidade. Segundo ela, ainda existe muita dificuldade para essas pessoas no cotidiano da cidade. Geisiane disse que é importante que as autoridades olhem para essas pessoas que enfrentam barreiras das mais variadas.
Destacou que diariamente um dos obstáculos para essas pessoas é se fazer entender pelas pessoas com audição normal. Citou a noite de domingo (27) em que o evento mais importante do cinema premiou com um Oscar de melhor ator justamente um profissional surdo. “Precisamos muito do apoio de todos os senhores e senhoras para as nossas reivindicações em prol dessa causa”, disse.
Uma professora intérprete traduziu a linguagem de libras em voz para o público presente e os vereadores.
Conforme os últimos levantamentos São Bento do Sul deve ter cerca de 45 pessoas surdas, porém os números não estão atualizados. Geisiane destacou que muitas pessoas com surdez acabam se isolando em suas casas, evitando exposição justamente por conta das dificuldades que encontram no dia a dia.
Foto: Luzardo Chaves/O Jornaleiro





