Divergência interna faz aumentar crise na saúde
São Bento do Sul – Um ocorrido na quinta-feira (17) dentro da Secretaria Municipal de Saúde pode mudar os rumos dos trabalhos nos próximos dias. Uma enfermeira teria sido alvo de ira e precisou deixar a sala após alguns questionamentos feitos por ela durante uma reunião com a secretária Carmem Regina Binotto (FOTO).
Alguns assuntos de trabalho, relacionados ao papel das enfermeiras que atuam no setor público, em especial aquelas que estão nos ESF´s, seriam abordados no encontro. Mas a reunião teve outro direcionamento. Todos os enfermeiros e enfermeiras foram chamados para o encontro no Centro de Vigilância à Saúde.
A enfermeira teria feito questionamentos sobre melhor reconhecimento aos profissionais de enfermagem, que atuam no município e que, as reivindicações são justas e de direito. A secretária não teria gostado nada da atitude e iniciado um bate boca com a mesma, causando, constrangimentos para ela e para as demais colegas que estavam no ambiente.
Dentro da pasta já circulam informações de que ninguém ousa afrontar a “chefe” justamente por conta do perfil, que parece não permitir a ela assimilar respostas ou ações contrárias ao que determina.
Uma mensagem da secretária logo teria entrado em um grupo de profissionais que atuam na saúde pedindo desculpas pelo ocorrido e garantindo que os direitos serão observados. Contactada, a enfermeira preferiu não falar sobre o assunto e disse que vai tomar as medidas jurídicas cabíveis para o ocorrido.

Pressão no Executivo
O assunto foi levado ao gabinete do prefeito Tomazini (PSDB) nesta sexta-feira (18), deixando-o mais uma vez perplexo com os relatos, tendo em vista que outras situações foram levadas ao gabinete durante a semana e que já haviam aumentado nele as preocupações.
Não obstante, na tarde desta sexta-feira circulavam pelos corredores os rumores de que Tomazini e Tirso, prefeito e vice, respectivamente, terão algumas reuniões no fim de semana com nomes cotados para assumir o comando da pasta de saúde e tentar amenizar a crise de relacionamento instaurada no ambiente. A troca de comando na secretaria pode ocorrer mais cedo do que até o prefeito estava traçando.
O que diz a secretária
Contactada por O Jornaleiro a secretária limitou-se a dizer que foi apenas uma reunião de trabalho. “Comigo não aconteceu nada”, respondeu.





