Política: Nordão…Green…Câmara…

 Política: Nordão…Green…Câmara…

MUDANÇAS

Prefeito Tomazini (PSDB) começa agilizar mais mudanças em sua equipe. Após dispensar o secretário de obras, Jairson Sabino (PSDB), em fevereiro, na sexta-feira anunciou a exoneração da secretária de saúde, Carmem Binotto, e do secretário de agricultura, Vilmar Krevec (PSD). Nos três casos não foram mudanças técnicas, o próprio prefeito já havia adiantado para O Jornaleiro que eram setores que não estavam rendendo como deveriam. Ou seja: foram secretários que não deram certo.

NORDÃO

Quem tomou posse na secretaria de obras na qualidade de diretor foi o servidor de carreira Arnoldo Paulino, o Nordo. Ele já ocupou funções de confiança nos governos do Progressistas, e agora vai com os tucanos. Nordo é conhecedor dos trâmites da pasta na prática. Mas quem o conhece sabe que ele é um tanto “curto e grosso”. Precisará tomar um certo cuidado com o trato aos colegas para que não volte o clima que pairou por quase 14 meses no setor.

DIA DA MENTIRA

Exatamente, no dia primeiro de abril José Ermínio Grein (PSDB) assume o comando na secretaria de agricultura. A data, que na prática não significa muita coisa quando se fala de “o dia da mentira”, lembra quando ele assumiu a Fundação de Esportes no governo do MDB, que tinha como prefeito Fernando Tureck. Também foi em um primeiro de abril. Porém, deste cidadão (Grein), todos esperam que ele siga como sempre o fez, tratando as coisas com verdade e diplomacia, duas de suas marcas registradas.

MAIS MUDANÇAS?

Parece que não! O prefeito Tomazini deve testar essa nova composição de equipe. Terá que fazer ainda alguns ajustes no setor de planejamento (aliás um dos mais difíceis), saúde e administração. Quanto aos secretários, com exceção da saúde que ainda nem assumiu, está (aparentemente) satisfeito, mas algumas situações que parecem estagnadas devem receber mais atenção com acompanhamento mais próximo inclusive pelo prefeito.

CONTROLE INTERNO

A equipe de controle interno da prefeitura segue nesta semana que se inicia fazendo uma “varredura” na secretaria de obras. Algumas situações preocupantes já foram detectadas e podem fazer parte como informações para uma das CPI´s em andamento na Câmara. Mas algumas informações, que acabam vazando, dão conta de que o Alcaide terá preocupações aumentadas por conta de algumas “trapalhadas” que ficaram registradas. Uma CPI pode não dar em nada, mas algumas situações já estão sendo levadas ao jurídico da prefeitura que deverá tomar providências. Até empresas fornecedoras podem ter prejuízos.

FALANDO EM CPI…

Logo mais às 19 horas acontece mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal. Os vereadores, pelo menos alguns, devem se pronunciar acerca da iniciativa do prefeito em promover alterações na secretaria de saúde. Afinal de contas, a pasta vinha sendo alvo constante de críticas no parlamento.

GABINETE MÓVEL

Prefeita Alice Grosskopf (MDB) pareceu ficar satisfeita com o projeto “Gabinete Móvel”, que esteve em Fragosos na manhã de sábado (26). Apenas a secretária de assistência social, Ana Lúcia Piske (MDB), não compareceu mas justificou com antecedência a ausência e esteve representada por praticamente toda sua equipe. Foi uma oportunidade para o Executivo conversar com os moradores e falar dos projetos, dificuldades e expectativas para o futuro do Distrito. A proposta de levar o Gabinete até a comunidade vai ter sequência.

MUDANÇAS

De novo destacar que a prefeita anda insatisfeita com alguns ocupantes de cargos de confiança, sendo que alguns, o que fez a prefeita se preocupar, não é por incompetência, mas por dificuldade de diálogo e muito “nariz empinado”. Alice já está articulando as trocas que pretende, começando por analisar nomes que possam atender às necessidades da administração para substituir os atuais. Que setores estão na mira? A prefeita mantém em sigilo.

POPULARIDADE

Ainda sobre Campo Alegre, quem segue trabalhando para manter a popularidade é o ex-prefeito Rubens Blaszkowsky (PSD). Ele tem feito o chamado “trabalho de formiguinha”, mantendo a proximidade com o eleitor e sempre falando em apoio às lideranças de bairros para buscar sempre o melhor para cada região. Blaszkowsky já não esconde que seu projeto é voltar a disputar a prefeitura em 2024.

CERTEZA

“Muita água ainda vai passar por debaixo da ponte” até 2024, mas quem está próximo de Rubens tem uma certeza: não haverá aliança com Progressistas se o indicado para majoritária for Sebastião Kons (PP). Acontece que a convivência de ambos não foi das melhores nos oito anos que Rubens foi prefeito. Há possibilidade eminente dos pessedistas trabalharem para sair com “chapa pura” nas próximas eleições municipais. Mas, como escrito “Muita água ainda vai passar por debaixo da ponte”.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial