Conheça cinco destinos turísticos em Santa Catarina

 Conheça cinco destinos turísticos em Santa Catarina

Estadual – Que tal aproveitar o outono para programar uma viagem? Clima aconchegante, paisagens bucólicas, cidades com boas estruturas e muito mais. Para ajudar nesta seleção, confira cinco cidades catarinenses que podem estar na sua rota de destino em Santa Catarina.

Campo Alegre

Pousada em Campo Alegre. (Foto: Refúgio Monte Olimpo / Divulgação)

Campo Alegre fica no Norte de Santa Catarina, a 237 quilômetros de Florianópolis e a cerca de 65 quilômetros de Joinville. Mais de 70% do território da cidade é rural, o que a faz ser um local campestre, em meio a campinas e vales.

Com temperatura média em torno de 19ºC, o clima é ameno na maior parte do ano, mas é possível chegar a temperaturas negativas entre os meses de maio, junho e julho, tornando o clima ideal tanto para curtir a cidade, como desfrutar das pousadas locais e dos produtos coloniais caseiros.

Assim como as outras cidades, possui cascatas, como a do Paraíso da Serra e o Salto do Engenho, e morros com vistas deslumbrantes. A Rampa do Bugio, por exemplo, a 1.100 metros de altitude, é um ótimo lugar para acompanhar o nascer do sol. Mas é preciso acordar cedo: esteja a postos por volta das 5h30. Por ser um local alto, é possível avistar uma imensidão de nuvens, como um tapete.

Nova Veneza

Gôndola típica doada pelo Governo de Veneza (Foto: Pablo Cruz / Divulgação)

No Sul de Santa Catarina, a cerca de 220 quilômetros de Florianópolis, encontra-se a charmosa Nova Veneza. Como o nome já indica, a predominância da imigração na cidade foi italiana. Tanto é, que ela é uma das poucas no mundo que possuem uma gôndola, típica embarcação italiana, oficial e doada pelo Governo de Veneza ao município catarinense.

A gôndola fica bem no Centro da cidade, na Praça Humberto Bortoluzzi. Ela está dentro de um lago artificial, onde é possível entrar na embarcação e fazer registros, tudo gratuito. Além dos cliques, não se esqueça de jogar uma moeda no lago para lhe dar sorte: é tradição!

Outro ponto de visitação em Nova Veneza é a Ponte Dei Morosi, que traduzida do dialeto vêneto significa Ponte dos Namorados. Além de ser uma bonita passarela de travessia do Rio Mãe Luzia, este é o local onde casais apaixonados penduram cadeados como símbolo do amor eterno.

Floreiras, arandelas e bancos fazem o Centro de Nova Veneza ser bem charmoso. É nele que se encontram os principais pontos turísticos da cidade e vários restaurantes. A experiência gastronômica é excelente: as estrelas do menu são as massas, risotos e polentas.

No copo, o vinho é uma boa companhia e pode também fazer parte do roteiro turístico. A vinícola Borgo, a sete quilômetros do Centro da cidade, é um ótimo lugar para visitação. Como ela fica em um castelo de pedras, numa área rural, de onde se avistam vários morros, é um cenário lindo e romântico que, certamente, irá render muitas fotografias.

Benedito Novo

A maior parte da extensão territorial de Benedito Novo é rural (Foto: Harley Harry Steuck / Divulgação)

Benedito Novo é uma pequena cidade campestre no Vale Europeu, a cerca de 45 quilômetros de Blumenau e 190 de Florianópolis. Cercada por morros e colinas, a maior parte de sua extensão é rural. Por lá você também encontra várias cachoeiras.

O município faz parte do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo e oferece diferentes opções para quem curte esportes de aventura, como canoagem, rapel e tirolesas. Mas se o seu estilo não é aventureiro não há problemas.

Você pode, por exemplo, escolher ficar em alguma pousada, chalé ou cabana, que são excelentes opções para curtir a dois um clima bastante campestre. Na cidade não há muita variedade de restaurantes, mas algumas pousadas incluem como serviço o café da manhã e outras refeições.

Estando em Benedito Novo, aproveite para conhecer a Igreja Evangélica Ribeirão Liberdade, a única igreja luterana em todo Brasil construída com a técnica enxaimel, lá em 1917. Outro lugar lindo para visitação é a Capela Santa Ana, no bairro Ribeirão Treze, a sete quilômetros do Centro.

Ela fica no alto de uma colina, cercada por árvores e hortências. Caso sua visita seja em dezembro, terá o privilégio de ver o gramado colorido de azul das flores.

Outra opção: que tal fazer um piquenique romântico na Praça do Pescador? Fica no Centro da cidade, junto à margem esquerda do Rio Benedito. O espaço oferece áreas para churrasqueiras e camping. Escolha uma árvore, estenda sua toalha e aprecie a paisagem.

O Mirante de Santa Maria, no bairro de mesmo nome oferece uma linda vista. De lá se avista o rio Santa Maria e o vale, uma imensidão verde.

Benedito Novo é uma cidade para desacelerar em meio à natureza e curtir o clima ameno do outono. Quem sabe você faça isso em frente a uma lareira, comendo um pão com “mus” (um tipo de geleia) ou queijos e salames artesanais.

Florianópolis

Santo Antônio de Lisboa é um dos bairros mais tradicionais de Florianópolis (Foto: Marcos Campos)

A capital de Santa Catarina oferece muitas opções de roteiros para curtir em companhia. Com dezenas de praias e uma natureza privilegiada, lugares bonitos não faltam, sem falar na gastronomia diversificada.

Mas escolhemos um lugar pacato, aconchegante e igualmente lindo para você curtir sua viagem. Estamos falando de Santo Antônio de Lisboa, um dos bairros mais tradicionais de Florianópolis. Ele fica na baía Norte da ilha, a cerca de 16 quilômetros do Centro da cidade.

Santo Antônio de Lisboa é um bairro com muitos exemplares da arquitetura colonial luso-brasileira, que reproduzem o estilo típico dos Açores. Casarões, geminados e sua pequena Igreja Nossa Senhora das Necessidades são simples, coloridos e responsáveis por tornar o pequeno local alegre e gracioso.

À beira-mar vale muito uma caminhada e uma parada para o almoço ou o jantar. Há algumas opções de restaurantes, que servem as refeições em decks de frente para o mar. Esta é uma ótima oportunidade para comer as ostras de Florianópolis. Santo Antônio de Lisboa é um dos locais mais famosos para se experimentar a iguaria.

Outra coisa que tem muita fama por lá também é o pôr do sol. É um espetáculo à parte ver o astro descendo o céu e refletindo sua luz na água. Ao fundo, toda história, simplicidade e calmaria acompanham essa obra da natureza.

Urubici

A Serra do Corvo Branco tem o maior corte de rocha do Brasil e é um dos pontos para conhecer e apreciar a dois em Urubici (Foto: iStock / Divulgação)

Urubici, na Serra Catarinense, está localizada no ponto mais alto de Santa Catarina, no Vale do Rio Canoas. Sabe o que isso significa? Que o cenário é formado por serras e morros, de onde é possível avistar a cidade de cima e estar diante de um tapete de nuvens. O município é realmente privilegiado pela natureza.

E por isso mesmo é um destino clássico para se visitar. A cidade serrana tem se tornado referência no turismo de aventura, por conta de saltos de pêndulos, tirolesas, sky bike, entre outras opções radicais. Agora, se você quer desacelerar o coração, há opções bem mais tranquilas para curtir a cidade.

Ficar em uma pousada ou chalé em meio à toda natureza de Urubici pode ser bem relaxante. Aquela linha: temperatura amena (exceto no inverno), lareira, vinho, tábua de frios e boa companhia já fazem valer a viagem. Mas há também passeios muito bonitos a se fazer pela cidade.

Visitar os morros de Urubici é um deles, como o famoso Morro da Igreja e a Pedra Furada, uma escultura natural que parece uma janela aberta para o céu. Ou, então, assistir ao pôr do sol do Morro do Campestre, do Parapente ou da Pedra do Sagrado.

Imagine-se a 1400 metros de altitude, contemplando a despedida do sol e apreciando um bom café.  Uma boa opção também, é pegar a rota de cachoeiras, que inclui a do Parque Quedas do Avencal, Mundo Novo e Papuã, e visitar parques turísticos que contam com passarelas, mirantes e vistas panorâmicas das quedas d’água e dos cânions. Cada lugar de Urubici rende boas fotos para guardar na memória e no coração.

Fonte: Patricia Stahl Gaglioti / ND+

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial