Em SC ao menos 94 municípios tiveram prejuízos com as chuvas
Estadual – Mesmo com a melhora no tempo nesta quinta-feira (5), as equipes do Governo do Estado seguem com o trabalho de enfrentamento às cheias e auxílio às pessoas atingidas pelas fortes chuvas no estado, principalmente no Litoral Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis.
Segundo o relatório mais recente divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, 94 municípios relataram ocorrências que vão desde alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros. Até o momento, 420 pessoas estão desalojadas e 175 desabrigados. O maior registro é em Rio do Sul, com 87 desabrigados.
A Defesa Civil recebeu a informação de seis municípios que decretaram situação de emergência: Tubarão, Orleans, Forquilhinha, Urubici, Maracajá e Araranguá. O Litoral Sul é a área mais afetada.
O governador Carlos Moisés informou que deverá acompanhar de perto a situação nos municípios mais atingidos.
“Já estamos em contato com os prefeitos, prestando todo o apoio. Todo o aparato estatal direcionado ao trabalho de pronta resposta seguirá mobilizado para salvaguardar a vida e o patrimônio dos catarinenses durante esse período que ainda é de alerta e atenção máxima”, frisa.
Assim que a chuva se intensificou, o governador determinou a ativação da sala de situação da Defesa Civil. O órgão segue monitorando e emitindo alertas à população.
A previsão da Defesa Civil aponta para o afastamento do ciclone para alto mar nesta quinta-feira, 5, e o consequente estabelecimento de uma massa de ar frio no Estado. Por conta das chuvas dos últimos dias, permanece o risco alto para deslizamentos e inundações.
Fonte e foto: OCPNEWS





