“Explosão em biodigestor” faz presidente do Samae adiar viagem para a Capital Federal

 “Explosão em biodigestor” faz presidente do Samae adiar viagem para a Capital Federal

São Bento do Sul – O presidente do Samae, Osvalcir Peters, precisou cancelar passagem aérea que estava marcada para a noite de domingo (22) rumo a Capital Federal, Brasília. Um evento com participação de lideranças da Europa, mais precisamente de Portugal, tratando pontualmente das causas ambientais, está acontecendo até o fim desta semana. Peters iria para falar sobre o sucesso da usina de transformação do lixo instalada na cidade.

O cancelamento da viagem ocorreu ainda na noite de sexta-feira (20), quando a população que passava pela Avenida dos Imigrantes foi surpreendida por conta de uma enxurrada de material biológico escorrendo pelo asfalto. Imediatamente a Polícia Militar agiu e interditou o trânsito até que fosse detectado e controlado o problema.

O Samae, por meio de suas equipes de plantão, assim como os profissionais técnicos da empresa responsável pela usina de transformação do lixo, foram acionados. Logo se descobriu um rompimento em parte de um dos mecanismos no tanque biodigestor, fazendo com que o material vazasse, fosse para o Meio Ambiente e escorresse nas vias próximas. “Passamos o fim de semana trabalhando para descobrir o que houve, onde estava a falha. Descobrimos, e agora vai começar o reparo”, disse Peters.

Na tarde de segunda-feira o presidente informou para O Jornaleiro que foi imediata a decisão de cancelamento da viagem, a qual seria totalmente bancada pela Confederação Nacional dos Municípios, que promove o evento em Brasília. “Não poderia sair da cidade nesse momento em que as coisas estão assim. Vamos acompanhar de perto toda movimentação para restabelecer a integridade de todo sistema visando seu bom funcionamento”, segue.

TEMPO DE CONSERTO

Osvalcir destaca que o tanque danificado, sendo o maior deles (são dois compartimentos separados), ficará em manutenção por um período total estimado em dois meses, mas enquanto isso a Máquina segue em funcionamento. “O Samae vai direcionar o material antes levado para o biodigestor para ser tratado na Estação de Tratamento de Esgoto localizada apenas alguns metros do local”, informou Peters.

Na foto de arquivo o presidente do Samae apresenta funcionamento da Usina para o prefeito e técnicos da CNM.

Foto: Arquivo/O Jornaleiro

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial