16 toneladas a menos de lixo no meio ambiente
São Bento do Sul – Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostra que no Brasil, 40% do lixo é descartado de forma inadequada e disposto em lixões ou aterros controlados.
O manejo inadequado dos resíduos sólidos é fonte de emissão de dióxido de carbono, que contribui para o efeito estufa. Para se ter ideia do impacto do lixo, só no Brasil são gerados quase 80 milhões de toneladas de resíduos por ano, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020. O impacto que isso causa no meio ambiente, promovendo principalmente alterações climáticas é motivo de preocupação.
Em São Bento do Sul, no último sábado, aconteceu a primeira edição do ano do programa “São Bento Sempre Limpa”. O Programa tem como objetivo recolher materiais inservíveis para que os mesmos não fiquem no meio ambiente dando assim destinação correta. Todo o material recolhido é levado para a cooperativa de catadores de São Bento do Sul.

O bairro contemplado com a primeira edição do ano foi o Centenário. Foram 45 pessoas participando, entre servidores da Secretaria de Obras, do Samae, voluntários e também com apoio da Cooperativa de Catadores do município, além do auxílio da empresa Oxford Porcelanas que disponibilizou um caminhão e dois colaboradores voluntários.
Estima-se que cerca de 16 toneladas de resíduos foram retiradas do meio ambiente e receberam destinação correta.
Cronograma
Dia 21 de maio, bairro Serra Alta, 26 de junho, bairro Cruzeiro; dia 23 de julho, bairro Centro; 27 de agosto, bairro 25 de Julho; 17 de setembro, bairro Lençol; 22 de outubro, bairro Rio Vermelho; e no dia 19 de novembro, no bairro Dona Francisca. O programa será realizado das 7h30 às 17 horas e se o tempo não estiver bom, a edição será transferida automaticamente para o próximo final de semana.
Vale destacar que a cidade foi mapeada por regiões, o que significa que bairros próximos aos citados acima receberão o programa. Nas datas próximas de cada edição serão denominadas as demais localidades para que a comunidade possa se preparar adequadamente e em caso de mau tempo, a edição será remarcada.
Colaboração: ASCOM/PMSBS
Fotos: ASCOM/PMSBS





