Números que os pré-candidatos não podem ignorar

 Números que os pré-candidatos não podem ignorar

São Bento do Sul – Uma dezena de pessoas ligadas a partidos, grandes ou menos expressivos, na cidade divulgam ser pré-candidatas a uma vaga na Assembleia Legislativa. É mais do que claro que parte dessa dezena, não será confirmada nas convenções partidárias, que devem ocorrer dentro de dois meses. Àquela parte que restar confirmada com candidatura, não poderá ignorar um fator importante para o sucesso do projeto: os números de sufrágios para chegar à titularidade de uma cadeira na Alesc.

Embora alguns pretensos candidatos falem sobre estar bem preparados e acreditam numa votação maciça, a situação pode se apresentar com diferenças gritantes se comparações forem feitas com o último pleito estadual ocorrido no ano de 2018. Desde a última votação o crescimento de eleitores em todas as cidades ficou entre 5 e 12%, e com isso a legenda para cada cadeira na Alesc também deverá se elevar.

Juntas, as cidades de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, que compõem a microrregião, chegam a um número aproximado de 100 mil eleitores. Com dez candidatos, a chance de eleger um ou dois, reduz a quase nada. Embora a maioria dos pretendentes à disputa falem em aceitar uma reunião a fim de direcionar um acordo para reduzir o número de concorrentes, ninguém até o momento se movimentou para concretizar, o que no discurso é unânime.

DEVEM OBSERVAR

Partidos e pré-candidatos precisam partir do fator lógico, que são os números de votos alcançados pelos últimos eleitos para titularidade na Alesc em 2018. Confirma abaixo nome, sigla e número de votos dos que receberam menos sufrágios e ainda assim entraram. Os números estão no site do TRE – Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

PSDB – Marcos Vieira – 35.423
MDB – Romildo Titon – 34.350
PSD – Milton Hobus – 36.821
PP – Altair Silva – 30.497
PSB – Bruno André Souza – 32.512
PSL (agora UB) – Jessé Lopes – 31.595

De todos os partidos acima, que têm representantes na Alesc, existem pré-candidatos em São Bento do Sul ou Rio Negrinho.

Foto: Divulgação

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial