POLÍTICA: MDB…Chiodini…Coletivos…Processo…

 POLÍTICA: MDB…Chiodini…Coletivos…Processo…

MDB REÚNE EXECUTIVA

Sexta-feira (13) o MDB reunirá sua executiva para uma conversa com o deputado federal Carlos Chiodini. O parlamentar, como os demais que buscam a reeleição ou tendem disputar ourtros cargos, está visitando as bases pelo estado de Santa Catarina. Além de suas intenções, Chiodini tem se engajado na pré-campanha de Antídio Lunelli, que tenta efetivar candidatura para o governo do estado.

FALANDO NISSO

O empresário Lunelli tem se fortalecido nas últimas semanas, especialmente pelas situações que se apresentam pelo estado e as coligações dadas como certas entrando em colapso. O MDB está, aos poucos, conseguindo fazer com que as principais lideranças, aquelas que estão de fato nas ruas com o eleitor, entendam o projeto e as propostas do jaraguaense para conquistar ainda mais a confiança do catarinense. A candidatura na cabeça de chapa é dada como certa.

APOIO DE PESO PRO RONCONI

O ex-prefeito de Rio Negrinho, advogado Júlio César Ronconi (PSB/FOTO), tem um apoio de peso para suas pretensões de chegar ao Legislativo catarinense. O ex-deputado federal Mauro Mariani tem sido o principal aliado. Em entrevista de rádio, na tarde de quarta-feira (11), Ronconi enalteceu a importância de um conhecedor de todos os meandros da política. O pré-candidato ainda analisou como possível sua eleição, caso se confirme a candidatura, por conta de estar em uma sigla onde a legenda é, teoricamente, menor do que aquilo que se apresenta, em termos de números, aos grande partidos.

PROJETO NÃO PASSA

O Jornaleiro teve uma breve conversa com dois vereadores de São Bento do Sul na tarde de quarta-feira (11), foi na informalidade, mas que deixou clara a posição com relação ao projeto que visa repassar subsídios para o Transporte Coletivo da cidade. Um deles foi categórico ao afirmar que já fez uma série de análises sobre a situação e entende não ser momento para aprovar a matéria. Outro disse que será necessário entendimento entre todos os vereadores, mas vê com dificuldade a aprovação da proposta do Executivo.

PROCESSOS PESAM

Duas situações pesam na discussão do assunto. O primeiro deles se trata de um processo milionário que a empresa teria em andamento contra o município pedindo ressarcimento por supostas perdas registradas ao longo dos últimos anos. O segundo se trata dos terminais urbanos construídos pela municipalidade no Centro, Oxford, Serra Alta e Centenário, os quais a empresa os reivindica como de sua propriedade. A discussão e a licitação para o setor deve ir mais longe do que se pensa.

BASTA OBSERVAR

São Bento do Sul já foi conhecida como a cidade dos Móveis, da Música, do Folclore. Os Móveis seguem na cadeia produtiva como importante segmento que gera emprego, renda e retorno fiscal para a cidade. A Música e o Folclore estão cada vez mais distantes do que foi um dia. Pelo menos não se ouve ou se lê sobre os temas como antigamente. Pelos corredores da prefeitura os envolvidos com a Cultura local falam com preocupação da inércia, mesmo reconhecendo a ação prejudicial da Pandemia nos últimos dois anos.

CORRERIA NA CÂMARA

Voltando a falar sobre a Câmara Municipal, a tarde de quarta-feira (11) foi de correria para as equipes empenhadas nas CPI´s. Integrante da Comissão que analisa a situação do vereador Jairson Sabino (PSDB) disse que a equipe está na corrida contra o tempo, mas que poderá ter que pedir mais prazo por conta de novos documentos que foram entregues para anexar ao processo. “O Legislativo não pode mais passar por esse tipo de situação. É ruim, horrível, pra todos nós e para a população que também acaba perdendo”, comentou integrante da Comissão Investigadora.

TRABALHO DE EXCELÊNCIA

Se por um lado as preocupações com os acontecimentos recentes da Câmara tomam tempo de alguns, de outro as ações protagonizadas pela Câmara Mirim alimentam a sensação de renovação com qualidade. O futuro da política local começa ser bem visto, graças as boas atuações dos vereadores mirins. Na tarde de quarta-feira (11) realizou mais uma sessão ordinária. Pais e professores estão acompanhando de perto o desempenho dos estudantes que demonstram interessa por tudo aquilo que tem sido apresentado pelas comunidades, em especial o que diz respeito à educação. “A sessão de hoje foi brilhante”, comentou integrante da equipe técnica da Câmara Municipal.

POR ÚLTIMO

Atuações recentes dos prefeitos de São Bento do Sul, Antônio Tomazini (PSDB), e de Campo Alegre, Alice Grosskopf (MDB), é possível imaginar que o segundo semestre terá novos integrantes nas equipes de primeiro escalão. Nos dois casos, Alcaides estão insatisfeitos com a postura de integrantes das equipes e, nas entrelinhas, deixam claro a exaustão de pedidos por mudanças ou adequações. Em São Bento o prefeito tem mostrado que o primeiro ano foi de muita dificuldade e “deixar seguir”, mas a situação é outra. Em Campo Alegre a prefeita parece ter sentido “a folga” de integrantes que parecem ter sido eles os eleitos pelo voto. Pode pintar novidade nas duas cidades, com relação à dança das cadeiras.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial