Comunidades começaram tapetes na madrugada
Nacional – O dia de Corpus Christi movimenta fieis da Igreja Católica em todo o Brasil nesta quinta-feira (16). Uma das principais tradições desta data é a confecção de tapetes nas ruas por onde passam procissões lideradas pelos sacerdotes que conduzem o “Santíssimo sacramento” até os templos onde as celebrações se concretizam. É sempre, em todas as igrejas, uma missa especial.
Para a confecção dos tapetes, que trazem símbolos importantes do catolicismo e até relatos das passagens de Jesus Cristo pelo mundo, as comunidades se unem para que tudo esteja pronto logo no começo do dia. Parte das procissões e celebrações ocorrem na parte da manhã, sendo que algumas se desenvolvem no meio da tarde. Pastorais atuantes em vários setores participam dos trabalhos ainda na madrugada.
Em São Bento do Sul a comunidade participou maciçamente nas preparações para procissões no Centro da cidade e no bairro Oxford. No Centro, crianças e adolescentes que estão vivendo as catequeses de Primeira Eucaristia e Crisma, respectivamente, estiveram com seus catequistas, algumas com os pais, ajudando nos trabalhos.
Na cidade de Rio do Sul não foi diferente. Os trabalhos nas ruas contrastaram com a beleza da iluminada Catedral São João Batista, que fica no Centro da cidade. O município concentra milhares de fieis nas celebrações como esta e se torna uma das principais celebrações das igrejas presentes no Alto Vale do Itajaí.

Na imagem de Capa: Avenida principal de Rio do Sul tendo ao fundo a Catedral de São João Batista. Foto: Beatriz Claudino





