Estado decreta emergência em saúde por 90 dias
Decreto facilita repasses financeiros para municípios e hospitais e não prevê medidas restritivas à população
Estadual – O Estado de Santa Catarina anuncia na tarde desta sexta-feira (3) decreto de situação de emergência em saúde pública. O decreto deve ser publicado nas próximas horas e será retroativo ao dia primeiro de junho com validade para três meses.
Situação é motivada pelo aumento nos casos de dengue, covid-19 e síndromes respiratórias.
Em entrevista ao repórter da rede Acaert de Notícias, o secretário de estado da saúde, Aldo Batista neto falou sobre as estratégias que serão definidas a partir do decreto.
Conforme ele disse, o estado buscou se informar junto aos secretários municipais, sobre as demandas necessárias para o momento e, segundo ele ficou clara a necessidade de mais pessoas para atendimento da população em todas as áreas nas unidades básicas de saúde e também nos atendimentos de alta complexidade e leitos de UTI.
Para colocar em prática essas ações, cerca de R$ 40 milhões serão destinados para investimentos na área. Dessa forma, a partir desta sexta-feira (3) o estado tem decretada situação de emergência em saúde pública.
O decreto não inclui medidas restritivas e o uso de máscaras continua sendo somente recomendado.
O Estado pede ainda o auxílio da população no combate ao mosquito da Dengue evitando água parada em suas casas. Já são mais de 53 mil casos de dengue no estado, um aumento de quase 200% em relação a todos os números registrados no ano de 2021.
Informações: Rede Acaert de Noticias
Foto: Divulgação





