POLÍTICA: Vargas…Magno…Alice…Luíza…MDB
NO GABINETE
Nesta sexta-feira (3) o vereador em exercício Rodrigo Vargas (PP) recebeu o pré-candidato a deputado estadual Magno Bollmann (PP). Eles conversaram sobre o momento de cada um e o ex-prefeito se colocou à disposição para, se puder, contribuir de alguma forma, com a passagem de Vargas pelo Legislativo.
SE INTEIRANDO
Embora Vargas tenha se reunido com o prefeito Tomazini (PSDB) nesta semana, alguns assuntos não tão agradáveis devem ser tratados pelo suplente na Câmara Municipal. Um clima de expectativas sobre o que Rodrigo levará ao Parlamento foi criado desde que Chicão se afastou.
FALANDO EM TOMAZINI
“Rádio Corredor” noticiando que existe uma movimentação para que a presidente da Câmara, vereadora Carla Hofmann (PSD), possa assumir o comando da prefeitura por um período. Politicamente seria uma jogada para valorizar a presença do PSD no governo. Será?
NA MESMA SINTONIA
A mesma “emissora” informa que a pré-candidatura de Luíza Beckhauser Mallon (MDB) estaria com os dias contados. Luíza, dizem, teria feito as contas e concluído que não é um bom momento para se lançar no projeto. Para tanto, ela teria várias justificativas, dentre elas o grande número de nomes na cidade para disputar uma vaga na Alesc, e ainda, que ela estaria mais preocupada em seguir a preparação do MDB para as eleições municipais.
PODE SER OUTRO O MOTIVO
Luíza também estava apostando em uma candidatura do MDB na “cabeça de chapa”, com o empresário Antídio Lunelli, ex-prefeito de Jaraguá do Sul, podendo ser candidato a governador. Porém, nesta semana parece que as coisas tomaram outros rumos, com o MDB se aproximando muito do UB por meio do governador Carlos Moisés. Isso pode ter desestimulado algumas lideranças que acreditavam no projeto de candidatura própria.
ESQUISITO
Quando um projeto é encaminhado aparecem “os pais da criança”. Na política isso é muito comum. Nesta semana O Jornaleiro conversou com o deputado Silvio Dreveck (PP) sobre algumas medidas pelas quais ele tem lutado a anos e finalmente o governo anuncia ações. Mas claro, apareceram mais artífices das conquistas. O deputado tem uma luta registrada pela imprensa local reivindicando melhorias na SC-418, por exemplo, que após o ex-secretário de infraestrutura Tiago Vieira anunciar projetos, já pipocaram “donos da reivindicação”. Faz parte!
TEVE QUE EXPLICAR
Uma foto faz muita diferença, especialmente nestes tempos em que a política inflama geral. A professora Suzana Teles (PSDB), pré-candidata a deputada estadual, precisou vir a público explicar a razão de sua saída antecipada da secretaria de educação. Um registro de sua passagem pelo setor, aparentemente feito após a publicação do Decreto de Exoneração, deu o que falar. No entanto, nada demais. Apenas mais um motivo para que os cuidados nestes tempos sejam dobrados.
PREOCUPAÇÃO DOS GOVERNOS
O aumento nos casos de contaminação por Covid-19 está casando entre os administradores públicos, prefeitos especialmente. Em Santa Catarina já se estuda retomada do uso de máscara. Algumas cidades já decretaram uso da mesma para os estudantes e professores no ambiente escolar. Se seguir aumentando a procura por tratamento, medidas devem ser tomadas.
EM CAMPO ALEGRE
Prefeito Alice Grosskopf (MDB) reuniu na manhã desta sexta-feira (3) as secretárias de Saúde, Educação e Assistência Social para discutir o assunto. Pediu que todas as pastas fiquem alertas para ajudar no encaminhamento de novas medidas se o número de procura por Unidades de Saúde e Hospital seguir crescendo.
CULTURA
Alice também esteve com a nova secretária de cultura, turismo, esporte e lazer, professora Sandra Regina Lepeck (MDB) para saber das primeiras ações e fazer alguns pedidos para a gestora. A preocupação está no encaminhamento do Festival de Inverno que pode ser prejudicado com o aumento dos casos de Covid-19. Na próxima semana pode haver novidades.





