VÍDEO: Chuva de granizo de mais de 10 cm causa estragos e morte de criança de 1 ano
Internacional – Uma forte tempestade de granizo registrada na tarde de terça-feira (30), causou a morte de uma menina de 1 ano, em Girona, na Espanha. Relatos dizem que algumas pedras chegaram a passar de 10 centímetros de diâmetro. Apesar de ter sido uma chuva breve, vídeos do temporal e dos estragos assustam internautas.
A intensa chuva de granizo também deixou 50 feridos de vários graus e inúmeros danos a veículos, telhados e imóveis, diz o jornal “El País”. Segundo dados do SMC (Serviço Meteorológico da Catalunha), esse foi o registro de pedras de maior dimensão, dos últimos 20 anos, na cidade.
De acordo com a Câmara Municipal de Girona, a menina de 1 ano foi atingida por uma das pedras e, pelo impacto, levada ao Hospital Trueta, onde morreu durante a noite em consequência dos danos causados pelo trauma.
Ainda segundo o jornal, dos 50 feridos, 32 foram atendidos no centro de atendimento primário de La Bisbal, com hematomas e alguns ferimentos, e, em alguns casos, foi necessário até pontos.
Os bombeiros receberam um total de 41 chamadas relacionadas à tempestade. Os principais alertas foram relacionados a danos nos telhados devido ao tamanho incomum da pedra de granizo. Janelas de vários veículos foram quebradas e danos significativos nas janelas de alguns edifícios também foram sofridos.
O presidente do Governo Regional da Catalunha, Pere Aragonès, expressou suas condolências aos familiares da menina falecida. “Dolorosamente atingido por esta tragédia, quero estender minhas condolências à família. Um abraço muito forte”, publicou o presidente em mensagem no Twitter, na qual também deferiu apoio do Governo aos moradores da cidade.
As tempestades continuarão nesta quarta, especialmente na província de Girona e nas regiões do Ebro. O SMC, emitiu um alerta para “tempo violento”, com “possibilidade de pedra [granizo] de mais de 2 centímetros, ventos de mais de 25 m/s e tornados”.
Fonte: ND
Foto: Reprodução Vídeo/@Mil_usos/Twitter/ND




