Caminho de Santiago de Compostela é oficializado em Florianópolis; entenda
Percurso tem 21 quilômetros e inicia na Igreja Nossa Senhora da Guadalupe, no bairro Canasvieiras.
Florianópolis – A prefeitura de Florianópolis sancionou, na segunda-feira (10), a lei que oficializou o Caminho de Santiago de Compostela na cidade. O circuito religioso de peregrinação está localizado Norte da Ilha.

De acordo com a prefeitura, o percurso tem 21 quilômetros e inicia na Igreja Nossa Senhora da Guadalupe, no bairro Canasvieiras. A caminhada se encerra no Santuário Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses do Rio Vermelho, onde está integrado oficialmente ao trajeto histórico de La Coruña, na Espanha.
Com a sanção da lei, o poder executivo poderá firmar parcerias para elaborar regulamentos e estudos necessários para a demarcação geográfica, sinalização, implantação e manutenção da trilha. Além disso, segundo o município, será possível disponibilizar materiais didáticos para educação ambiental dos peregrinos e demais usuários do Caminho.
Criação há cinco anos
O caminho oficializado nesta semana integra o roteiro oficial do Caminho de Santiago de Compostela desde 2017. A rota original, na Europa, surgiu em 813.
São pelo menos 12 trajetos oficiais. O chamado caminho francês, um dos mais populares, conta com 775 quilômetros. Para conseguir o certificado, é exigido percorrer, no mínimo, 100 quilômetros a pé ou a cavalo, ou então 200 de bicicleta, até a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha.

Fonte: G1




