Pastor Günter estará na cidade
Ele vem para o lançamento do livro “Petit Haïti: haitianos em Itapema (SC)”
São Bento do Sul – O escritor Günter Bayerl Padilha e a Editora Appris convidam para o lançamento do livro “Petit Haïti: haitianos em Itapema(SC)”, em São Bento do Sul. O lançamento acontecerá no dia 15 de outubro em dois momentos. O primeiro evento de lançamento acontecerá na sociedade Literária São Bento, das 9 horas até 12 horas, situada na Avenida Argolo, 138 – Centro.
Na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, o lançamento terá início às 19 horas, com Culto, e após a celebração acontecerá o momento de autógrafos. A cidade de São Bento do Sul, foi escolhida como local de lançamento da obra por ser a cidade em que o autor tem laços afetivos e familiares. Ele viveu no município de 1976 até 1995, quando foi realizar seus estudos de Teologia na Faculdade EST, em São Leopoldo/RS.
O livro “Petit Haïti: haitianos em Itapema(SC)” aborda a migração haitiana para o Brasil, principalmente para o município de Itapema/SC. Na obra são apresentadas as razões e as motivações que levam haitianos e haitianas a migrar, bem como as estratégias utilizadas para que deixem o Haiti e integrem à sociedade local. Além disso, apresenta relatos que revelam as experiências de haitianos e haitianas ao longo do processo migratório e a maneira como se organizaram para se integrarem à realidade brasileira.
A obra aproxima das pessoas brasileiras a realidade haitiana que, de modo geral, é desconhecida. Nas páginas deste livro são descortinadas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que migram e a solidariedade que encontraram nas igrejas e nas pessoas que são sensíveis aos dramas que esse povo enfrenta para ter dignidade de vida em terras brasileiras. O livro “Petit Haïti: haitianos em Itapema(SC)” é caminho pelo qual as pessoas podem se encontrar com as pessoas que migraram do Haiti e, dessa forma, compreender melhor o que significa deixar a terra natal em busca de vida digna.
Biografia
Günter Bayerl Padilha nasceu em Curitiba/PR, é filho de Íris Helena Bayerl Padilha e João Maria Padilha, esposo de Neygila Cristina Costa Santos e pai do Ernesto Santos Padilha. Morou em Curitiba até os seus cinco anos de idade quando passou a morar em São Bento do Sul/SC, onde passou a infância e juventude. No ano de 1995 ingressou na Faculdade de Teologia, em São Leopoldo/RS e no dia 7 de setembro de 2002, em São Bento do Sul/SC, foi ordenado pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
O primeiro campo de trabalho foi a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Boa Vista (RR), posteriormente atuou na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Três Passos (RS), na Paróquia em Itapema (SC) e desde o dia 27 de abril de 2020 atua na Paróquia em Colatina (ES).
Além da formação teológica, é formado em Ciências Sociais pela UFRR, Mestre em Antropologia pela UFSC e doutorando em teologia nas faculdades EST. Faz parte do seu compromisso pastoral o diálogo ecumênico, o amor ao próximo, a preservação do meio-ambiente e as garantias dos direitos humanos.
Informações e fotos: Divulgação




