POLÍTICA: Bollmann…Carla…Samae…Oktober
NEGOCIANDO
Deputado reeleito Mauro de Nadal (MDB) trabalha nos bastidores para ser o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nos dois primeiros anos da próxima legislatura, que começa em fevereiro de 2023. Já conta com apoio da bancada emedebista, ou quase toda ela. Antídio Lunelli ainda não se posicionou, mas tem motivos de sobra para não apoiar Nadal. Afinal, o parlamentar foi um dos que se posicionou contrário à candidatura do partido na cabeça de chapa, relegando a sigla a coadjuvante de Carlos Moisés da Silva (Republicanos), que foi derrotado ainda no primeiro turno.
SOBRE CARGOS
A candidata a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL), foi textual em sua resposta sobre alguém da região preencher cargo em seu governo. “Não me comprometi com nada e nem com ninguém. O momento é de campanha para tentar chegar ao governo. Além do mais, tenho uma política: quem pede está automaticamente fora”, disse em reposta à indagação.
SEGURANÇA
Parece que o maior compromisso da ex-delegada com a região será mesmo no sentido de melhorar a segurança pública no Norte de Santa Catarina, em especial no Planalto que está, há muitos anos, carente de atenção no setor. A candidata ainda destacou que, apesar da decisão estar sempre com o governador, na qualidade de vice ela vai apresentar demandas e cobrar veementemente de Jorginho Melo (PL), caso sejam vencedores na votação do próximo domingo (30).
DANDO O QUE FALAR
O posicionamento do empresário Frank Bollmann sobre a eleição de domingo (30) é algo natural. Está preocupado como todos os empresários que têm negócios que acabam passando pelas decisões governamentais para ter mais ou menos sucesso. Para o são-bentense, eleger novamente a esquerda, em especial ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será um retrocesso.
POLÍTICA LOCAL
O Jornaleiro ainda questionou empresário sobre a possibilidade de o Progressistas contar com Magno Bollmann como candidato em 2024. Também foi enfático ao responder que é momento de renovar e que “o Magno já contribuiu para a cidade como prefeito”. Frank disse que todo político precisa ser consciente e saber o momento de se retirar ou parar, no sentido de concorrer a cargo eletivo. Questionado sobre ele mesmo, se voltaria a disputar a prefeitura, sorriu e disse que não tem mais esse interesse e nem disposição. “Nosso objetivo é fazer a empresa caminhar com segurança cada vez maior”.
FOFOCA
No fim da manhã desta segunda-feira (24) circularam boatos de que o prefeito Tomazini (PSDB) teria trocado o comando do Samae e exonerado o presidente Osvalcir Peters (FOTO). A informação não procede. O que se sabe é que o prefeito recebeu na semana passada algumas lideranças do partido que demonstraram preocupação com algumas questões envolvendo a Autarquia.
NEGOCIAÇÕES
Seguem as negociações visando a sucessão presidencial na Câmara de São Bento do Sul. Ao que tudo indica, nesse momento serão lançadas duas chapas. Mas, ao que parece, tudo vai passar pela negociação do governo com o União Brasil. Conforme os acertos, aí sim, deve sair a decisão sobre quem deverá assumir a Casa Legislativa.
FALANDO NISSO
A presidente do Legislativo, vereadora Carla Hofmann (PSD), deve focar um pouco mais nas cobranças pela saúde do município. Ela tem circulado a cidade e conversado com lideranças e gente da área para tentar ajudar a melhorar o atendimento á população. Vai ter assuntos pontuais para serem tratados nos próximos dias.
CELULARES E OKTOBER
Se tem uma turma que “lucrou” com a mais tradicional festa alemã do Brasil, a Oktoberfest, foi a bandidagem. A informação é que neste ano foram muitos Boletins de Ocorrência registrando furto dos equipamentos em plena “folia”. A festa terminou no domingo (23) e abre espaço para, desde já, noticiar a necessidade de mais prevenção para o próximo ano. Tanto os “foliões” quanto a organização precisam estar mais atentos quanto ao fato.





