POLÍTICA: PT…Emprego…Peschiski…Câmara…Governo
AÍ NÃO DÁ!
Que as mentiras estão fortes na campanha eleitoral deste ano todos já sabem. Mas tem coisas que não dá pra segurar. O candidato ao governo de Santa Catarina. Décio Lima (PT) disse em seu programa desta segunda-feira (17) que o estado de Santa Catarina foi severamente afetado pelo desemprego no governo Bolsonaro. Parece que o candidato esteve em outro planeta pra não ter visto o salto na geração de empregos neste estado. Aliás, tem mais emprego do que mão de obra à disposição.
FALANDO NISSO
Tem empresas de São Bento do Sul buscando mão de obras até na cidade de Mandirituba, no Paraná, para suprir a necessidade de preenchimento de vagas. Além dos benefícios normais as empresas ainda custeiam o transporte para que os trabalhadores venham servir no município. E essa realidade não está sendo registrada apenas em São Bento do Sul. Outros municípios têm passado pelo mesmo caos para conseguir preencher sus quadros e garantir a cadeia produtiva.
CHUVAS PREOCUPAM
Mais uma vez o período de chuva intensa peo estado traz preocupações para algumas regiões. O Alto Vale do Itajaí é uma delas. No fim de semana, em especial no domingo (16), algumas cidades, como Taió, Lontras e Rio do Sul, registraram problemas delicados com o Rio Itajaí Açu saindo do seu leito e invadindo casas nas regiões mais próximas. Um problema que se estende há anos e não tem solução.
PERCEPTÍVEL
O prefeito de São Bento do Sul, Antonio Joaquim Tomazini Filho (PSDB) não tem tido dias fáceis em seu governo. O Jornaleiro já relatou aqui a dificuldade que o Alcaide tem encontrado para administrar o ego de alguns integrantes da equipe. Mas é importante alertar para alguns acontecimentos internos em setores essenciais para o bom atendimento ao cidadão onde as coisas estão saindo do controle, embora não tenham chegado ao conhecimento do chefe do executivo.
COISA NÃO ANDA
Pior é que os responsáveis pelos setores, quando encontram o prefeito, falam apenas o que querem que ele saiba. Não estão falando a verdade dos acontecimentos. Enquanto isso, a população acaba chegando ao ponto de perceber a dificuldade vivida administrativamente pelo serviço que vai se tornando precário. Ou o prefeito começa a circular pelos setores e, se necessário ouvir alguns servidores, ou o desgaste virá na reta final de governo. Pior, a população vai começar a receber serviços pela metade!
ANGELO PESCHISKY
Será amanhã, durante todo o dia, audiência de oitivas para a Comissão Processante instalada na Câmara Municipal de São Bento do Sul para definir os rumos do caso das “rachadinhas”, que envolve o vereador Ângelo Peschiski (MDB). A expectativa da presidente da Comissão, vereadora Zuleica Voltolini (PP), é que as testemunhas convocadas, bem como a estrutura de defesa do vereador, possam comparecer para dar celeridade ao processo.
NEGOCIAÇÕES
Estão começando as negociações para a sucessão na presidência da Câmara de São Bento do Sul. Há interesse do governo em manter sua base de apoio no comando da casa. Atualmente o governo conta com o apoio dos vereadores do PSD, Carla Hofmann e Luiz Pesenti, do Cidadania, Darlan Guliani (FOTO), do MDB, Ângelo Peshiski, e do PSDB, Terezinha Dybas. Para garantir a mesa o governo teria que negociar com o União Brasil, de Paulo Zwiefka e Hélio Alves. Assim, ficaria com seis votos, sendo a maioria.
SECRETARIA DE AGRICULTURA
Por isso os rumores sobre uma oferta de secretaria para o União Brasil, onde Paulo Zwiefka seria apontado para uma pasta no governo, possivelmente a agricultura, crescem a cada dia. Em conversa com o vereador Paulo, este confirmou para O Jornaleiro que teve uma conversa com o governo, mas que não foi especificamente para esta situação e que nada de oficial foi dito em tom de convite. Apenas destaca que sim, foi tratado sobre o assunto.





