POLÍTICA: PT…Baderna…Nomes…Mudanças…Chicão
VANDALISMO
As manifestações verificadas na segunda-feira (31), e que em alguns pontos de rodovias por Santa Catarina ainda seguem nesta terça-feira (1/11), não foram de todo um exemplo de luta por ideais. Em alguns lugares foram registrados atos que só podem ser caracterizados como vandalismo. Em Campo Alegre, por exemplo, teve uma ação pontual contra um veículo de passeio de alguém que veio de Bateias de Baixo a trabalho e teve que deixar o carro no bloqueio, seguir deslocamento de carona e quando voltou havia dano no carro. Democracia não tem nada a ver com esse tipo de atitude.
VITÓRIOSOS
Outra situação diz respeito à controversa que está sendo essa manifestação em Santa Catarina. No estado, Jair Bolsonaro venceu de goleada, então os bloqueios estão prejudicando os eleitores do governo que, em tese, está sendo defendido pelos manifestantes. Toda manifestação pode ser legítima, desde que não afronte Constituição e nem os direitos das pessoas comuns.
VAI SE REVELAR
A preocupação com o Brasil sendo administrado novamente por um presidente que já deu mostras de como permitir a corrupção precisa existir, mas nada como o tempo para revelar a verdade, clarear as mentes e trazer a maioria à luz. O momento deve ser de equilíbrio e confiança nos fiscais que estão nos legislativos.
NADA PRA REGIÃO
Na segunda-feira (31) Jorginho Melo (PL) começou a montar sua equipe de governo. Alguns nomes, que já eram esperados, estão sendo contatados pelo novo governador. No entanto, até o momento, nenhum nome de São Bento do Sul ou da região está no páreo. Pelo menos não tem sido divulgado ou vasado por alguém da equipe de Jorginho.
COMO FICA O MDB?
No estado o MDB vai ter muita dificuldade para se restabelecer. A confiança está nas lideranças de Carlos Chiodini, reeleito deputado federal, e Antídio Lunelli, eleito deputado estadual. Ambos têm caminhado na mesma direção, com intenções de fazer o partido ser maior que os interesses pessoais. Mas, para fazer a sigla crescer terão que enfrentar àqueles acomodados e interessados primeiramente no que é melhor aos próprios, como demonstrado na fase de definição para os nomes à majoritária.
MDB EM SÃO BENTO
Está tudo muito quieto pelas bandas de cá. O partido tem perdido nomes importantes e que ajudaram na construção da história partidária. A situação pode piorar pois, nos bastidores, alguns correligionários manifestam insatisfação ao saber que gente da sigla seguiu Simone Tebet, que foi candidata ao Governo Federal, apoiando o PT de Lula da Silva. A música do baile pé-vermelho deve estar pra lá de desafinada.
VAI TER MUDANÇA
O Jornaleiro, percorrendo os corredores da administração municipal, teve oportunidade de ouvir textualmente que o prefeito Tomazini (PSDB) já decidiu que vai efetuar mudanças importantes em seu governo. Mas a conversa deixou claro que essas mudanças devem ocorrer somente no começo de 2023. Alguns ainda arriscam dizer os setores que terão mexidas. Gabinete, Cultura e Samae devem pintar com novidades para a segunda metade do governo.
POR QUE ESPERAR?
Essa é a pergunta que alguns se fazem sobre a espera de 60 dias. “Quem não conseguiu mostrar a que veio em 22 meses não o fará em 60 dias. Esperar é protelar problemas que poderiam ter encaminhamentos para soluções”, disse uma das vozes no corredor.
SOBRE A CÂMARA
Podem pintar mais algumas mudanças conforme as negociações para a Mesa Diretora da Câmara Municipal. Mas, nesse sentido, pouco se fala. A Secretaria de Agricultura como moeda forte para garantir a Mesa parece estar sendo descartada. A via que estava sendo seguida poderia criar mais problemas do que perder o comando do Legislativo.
CHICÃO PEGOU FORTE…DE NOVO!
O vereador Chicão (PP/FOTO), desde que assumiu, tem deixado claro que não compactua com algumas situações que acontecem na cidade envolvendo a política. Uma delas diz respeito à execução daquilo que ele chama de “obra eleitoreira”. Na Palavra Livre disse que não avaliza obras feitas a “toque de caixa” em fins de governos apenas para conquistar eleitores. Ele já havia se manifestado sobre o assunto inclusive criticando seu próprio partido por conta da famigerada obra de pavimentação na Dona Francisca.





