POLÍTICA: Deputados…lições…Magno…empresários
Bicho tá pegando
Muito agito em Florianópolis em torno dos nomes para a Mesa Diretora da assembleia Legislativa do Estado. Na quarta-feira (1) acontece a posse dos novos deputados e também a eleição que vai definir o presidente e os demais componentes. Está praticamente acertado que o emedebista Mauro de Nadal (FOTO) vai conseguir a maioria para comandar o parlamento. A briga agora é pelo cargo de vice-presidente.
Acertos com o governo
Após esse trâmite virão as negociações de apoio ao governo de Jorginho Melo (PL), bem como as decisões pelos nomes que ainda serão anunciados para composição de primeiro, segundo e até terceiro escalão na equipe de confiança. Tudo indica que São Bento do Sul e o Planalto Norte contarão com um representante de peso.
Lições
Em conversa com O Jornaleiro o presidente da OAB/São Bento do Sul, advogado Maurício Willemann, concordou que a surra que a microrregião levou em 2022 nas eleições para deputado, tanto estadual quanto federal, precisa ter sido a última. Para ele, as entidades organizadas terão que se posicionar nas próximas eleições para pressionar partidos a respeitar o eleitor regional e lançar apenas os nomes que tenham condições de fazer um trabalho no parlamento estadual ou federal.
“Ficamos órfãos”
Maurício destacou algumas lutas assumidas pelas lideranças da região que precisaram contar com apoio político pra fechar com sucesso. “Todos que estão na lida empresarial ou jurídica sabem o prejuízo que levamos não elegendo ninguém de São Bento ou região. Teremos que amargar isso pelos próximos anos. Que nos sirva de lição”, disse.
Trabalho pelo coletivo
Também em conversa com O Jornaleiro a presidente da Câmara Municipal de São Bento do Sul, vereadora Zuleica Voltolini (PP), disse estar ciente da necessidade de um bom trabalho por parte do legislativo em prol das pessoas. Para ela, é momento de trabalhar com atenção, com foco para que as coisas aconteçam da melhor maneira possível. Claro, isso tudo depende dos dez vereadores.
Os menores
Antes da Sessão Ordinária da Câmara adulta, os vereadores mirins serão empossados, realizam a eleição da Mesa Diretora e começam os trabalhos do ano 2023. A Sessão Mirim ocorre nesta quarta-feira (1) com início às 18 horas.
Tá difícil
Já tem partido de expressão admitindo que não há mais tempo hábil para preparar um nome para disputar a prefeitura em 2024 na cidade de São Bento do Sul. Alguns analisam que pelo lado do Progressistas, caso Silvio Dreveck não entre na disputa, a chance seria com Peter Kneubuehler, o Peti, ou a professora Rosemari Cândido. Tem ainda o ex-vereador Marco Rodrigo Redlich, que mostra conhecimento e preparo. Resta saber qual dos três teria mais densidade eleitoral.
E o Magno?
Também se ouve de integrantes Progressistas que é preciso apresentar uma novidade. Que o Magno já disputou quatro eleições para a prefeitura, vencendo duas, e que o processo na disputa à Alesc revelou desgastes e abriu feridas que não se fecham mais. Que a probabilidade de o ex-prefeito disputar mais uma vez não existe, pelo menos não com o apoio da maioria. Bem, apoio da maioria Magno já não teve na candidatura à Alesc. E agora, como vai ficar?
Empresários não!
De novo, e O Jornaleiro está sendo repetitivo, os comentários são sobre alguns empresários que falam em disputar a eleição em 2024. História repetida e com final previsível. Chega na hora, pulam fora. A pressão em uma campanha é para quem tem um currículo político, ou mesmo empresarial, imaculado. Cada qual precisa saber onde está pisando para não “correr no meio do caminho”. Mas tem outra coisa: respeito aos correligionários que já não aceitam imposições do tipo “em cima da hora e goela abaixo”.





