POLÍTICA: Dreveck…Tomazini…MDB…Atestados
Mudança esperada
O ex-deputado Silvio Dreveck (PP) entra no radar para as disputas nas eleições municipais de 2024. Questionado por O Jornaleiro ele disse, pela primeira vez depois de muito tempo, que sim, que pode ser candidato, entendendo a dinâmica dos processos políticos.
Dizem por aí…
…que a mudança de discurso de Dreveck se deve à preocupação de alguns “pesos-pesados” do município com relação a sucessão de Tomazini (PSDB). Eles, alguns que até já ocuparam ou disputaram cargos eletivos, têm a preocupação de fazer com que a cidade seja dirigida por gente experiente e atualizada na visão de administração atual e futura.
O que muda no PP?
Internamente a sigla passa a trabalhar para fortalecer novas lideranças a fim de preparar nomes para as eleições que vêm pela frente. O fato de Dreveck ter decidido colocar seu nome à disposição para concorrer em 2024, significa também, que a escolha do próximo presidente local, vai ter participação dele (Silvio) e outros “dinossauros”, os quais querem um partido unido e articulador.
“…não é master chef mas vive cozinhando”
Frase dita por um político experiente acerca do PSDB e as decisões demoradas para se tomar no tocante à equipe da administração. Peças não estão resultando no esperado e ainda assim estão sendo mantidas. Além de algumas alianças que poderiam ser fortalecidas visando exatamente as eleições do próximo ano.
Também muda
Para os demais partidos médios e grandes da cidade, a vinda de Silvio Dreveck para o “octógono” significa rever projetos e redefinir nomes. PSDB, que se elegeu com chapa pura, terá que analisar novamente a condição de busca de reeleição. Afinal, se não tinha oponente à altura para uma disputa, agora “a linguiça pegou preço”.
E no MDB?
Outra questão emblemática. O momento é de cautela para os pés-vermelhos, pois ainda não contam com um nome de peso para as disputas pelo Executivo. A preocupação é formar uma nominata forte para disputar as vagas na Câmara Municipal, especialmente com a mudança que diminuiu de 15 para apenas 11 candidatos, sendo ainda com um percentual obrigatório de nomes femininos. Para a prefeitura, só se uma novidade acontecer.
Tratando da reposição
Na manhã desta terça-feira (17) o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul e Campo Alegre se reuniu com o prefeito em exercício, Matheus Fuckner (MDB), com as secretárias de administração e finanças e com o jurídico da prefeitura de Campo Alegre (FOTO). Na pauta, reposição salarial e outros temas ligados ao servidor público.
Jefferson esclareceu
Também na manhã desta terça-feira o presidente da Câmara Municipal do Paraíso da Serra, vereador Jefferson Cunha, informou para O Jornaleiro que o Vale Alimentação é pago aos servidores ACT´s da cidade desde 2019, quando foi alterado o artigo 146, da Lei Complementar 140/2019, deixando explícito que o direito do benefício se estende também aos servidores temporários. Porém o Município de Campo Alegre já pagava o vale alimentação aos servidores temporários em anos anteriores.
Volta às aulas
Ontem a coluna abordou um assunto polêmico: os atestados médicos. Anualmente as secretarias de educação têm esse desgaste. O número de ausência no trabalho por conta de atestados médicos na educação é alto. Muitos municípios, na tentativa de resolver a situação, têm criado “prêmio assiduidade” vantajoso. Talvez seja uma alternativa para amenizar as ausências de profissionais no setor educacional.





