POLÍTICA: PT…Retreta…Candidatos…Projetos
Será que voltam?
Alguns leitores questionam a opinião de O Jornaleiro sobre a volta do PT nas disputas municipais pela região. Querem saber se com a vitória de Lula a sigla se refaz aqui pelo interior. É muito relativo. Os comandantes do Partido dos Trabalhadores na região não têm se manifestado há muito tempo sobre a condução dos trabalhos.
Pouco provável
Pelo andar da carruagem, de acordo com os números de filiados na sigla petista, dificilmente o PT volta a ser uma força política na região, especialmente pela rejeição que encontra. Bom lembrar que o Lula perdeu em todos os turnos na região Norte bem como em todo o estado de Santa Catarina.
Vai diminuir
A saber, para os partidos nanicos, vai ficar mais difícil fazer legenda para as Câmaras Municipais. Até 2020 cada partido podia lançar 15 candidatos para a vereança, agora caiu pra 11 e ainda tem um percentual que deve ser composto por mulheres. Com isso as legendas serão mais difíceis de serem alcançadas. Tem partido, em São Bento do Sul, que fez dois vereadores e pode não fazer nenhum na próxima eleição.
Na Retreta
Prefeito Tomazini (PSDB) voltou de férias e foi direto para a primeira Retreta do ano acompanhado da esposa Mônica. Conversou alguns minutos com O Jornaleiro e destacou a intenção de agilizar uma série de situações para 2023 a fim de atender com eficiência o cidadão em todas as suas necessidades pertinentes ao governo municipal.
Alguns
Como em todos os eventos promovidos na cidade, nem todos os secretários ou diretores, que ocupam cargos políticos, compareceram na retreta para acompanhar os chefes. Tem alguns que chegam na prefeitura 7h30, saem 16h30 e somente são vistos ou alcançados em contato no dia seguinte, apenas no horário de expediente.
Zuleica e Terezinha
As duas vereadoras, Zuleica Voltolini (PP) e Terezinha Dybas (PSDB), tiveram oportunidade de uma aproximação muito maior no ano que passou. Além das atividades rotineiras da Câmara elas ainda tiveram compromisso com a Procuradoria da Mulher, onde, ao lado da também vereadora Carla Hofmann (PSD), conseguiram se aproximar e buscar um entendimento sobre trabalhar para o crescimento da cidade. Na Retreta de quarta-feira (11) estavam juntas quase o tempo todo conversando sobre diversos assuntos, inclusive projetos para a cidade.
Empresários no páreo?
De novo alguns empresários começam tentar fomentar seus nomes como potenciais candidatos à prefeitura em 2024. Um filme repetido e que não passa de “fogo de palha”. O mesmo trololó já se ouviu em 2019. Chegou 2020, na hora da decisão, e tiraram o corpo fora. Sempre com uma justificativa. A história deve se repetir. Tem alguns que nem espaço na mídia para falar da fogueira de palha conseguem mais.
Outra coisa…
…política precisa ser levada mais a sério em São Bento do Sul e nas cidades da região. Parece que cada vez mais assumir governos significa apenas um complemento de poder. Ainda temos muitos partidários que, claramente, têm impregnada a “política do fígado”. Não há mais espaço pra isso.
E ainda
Lançar nomes porque têm sobrenome de peso nas cidades também já não cola mais. O eleitor está aprendendo a olhar com mais cautela o candidato para eleger gente que tenha competência e capacidade. Tanto para o Executivo quanto para o Legislativo. Em tempo, aqueles que ainda pensam em reeleição, seja na Câmara ou na prefeitura, precisam rever projetos e equipes de apoio. Ou rodam nas urnas.





