POLÍTICA: Problemas…oposição…PP & UB…Marco Véio
Problemas internos
Prefeito Tomazini (PSDB) tem, a cada dia, um incêndio para apagar. A semana começa com uma pendenga entre Educação e FMD. Acontece que o pessoal da Fundação de Esportes parece estar encontrando problemas para divulgar as escolinhas esportivas dentro das salas de aula. Será que a Secretaria de Educação está colocando barreiras para tal divulgação?
Chegou no Gabinete
Se está colocando barreiras não se sabe. O fato é que o assunto chegou ao Gabinete e os “bombeiros” da administração já teriam sido acionados para contornar a situação antes que o próprio prefeito tivesse que fazer o que os secretários deveriam: manter um relacionamento amistoso, jogar todos para o mesmo “time”. Em algum momento a situação pode sair do controle se não houver alguém para distribuir as “sandálias da humildade”.
Por outro lado…
…a oposição parece ter “acordado”. O próprio prefeito destacou a situação em uma entrevista de rádio ao responder indagação sobre a cobrança que está sendo feita por meio das redes sociais quanto à promessa de diminuir o preço da tarifa de água. “Não teve reajuste em 2021 por conta da Pandemia. A oposição está vendo o que estamos fazendo de bom e precisa encontrar coisas para nos cutucar”, disse o prefeito. “Agora eles acordaram, mas, só para falar mal de quem está trabalhando”, acrescentou Tomazini.
Pode até ser
Claro que oposicionistas não vão deixar baixa algumas questões. Justamente por isso o prefeito precisa corrigir a rota de alguns servidores de confiança que estão se achando o gás da Coca-Cola. Não pode ser admissível dentro da equipe algumas cordas estarem puxando pro lado contrário. Aí é dar munição para a oposição.
Precisa de mais apoio
Falando em oposição, o empresário Mário César Pacheco vai ter que decidir logo para qual sigla vai ingressar. Mas, vai ter que seguir, sabedor de que não será assim tão fácil enfrentar o atual prefeito em uma eventual corrida eleitoral no próximo ano. Tomazini vai conversar com Pacheco e até pode convidá-lo para uma possível coligação. Tudo vai depender de qual sigla ele (Pacheco) vai entrar.
Incentivo
O ex-vereador, Marco Rodrigo Redlich (PP), atual diretor da Câmara Municipal, tem se destacado em outras frentes, além da política. Ao lado da esposa, dona Claudete (FOTO), participa de eventos esportivos e não demora divulgar suas participações como incentivo às pessoas que buscam um “viver saudável”. Fim de semana o casal esteve em mais um evento de “Aquathlon” e juntos conquistaram a quinta colocação da categoria. Parabéns!
Federação
O Progressistas e o União Brasil devem selar uma federalização das siglas, o que vai refletir diretamente nas alianças pelos municípios em 2024. Bom ir pensando em como vai ficar em São Bento do Sul, tendo em vista que as duas siglas somam quatro vereadores no Legislativo local. Os dois vereadores do UB já foram secretários em governo do PP, mas desde então muita coisa aconteceu. E aí???
O que será vai mudar aqui?
O Supremo Tribunal Federal (STF) deu sinal verde para os municípios exigirem o ISS sobre a cessão de uso de espaço em cemitérios para sepultamento. A decisão, unânime, foi proferida em julgamento realizado no Plenário Virtual, encerrado na sexta-feira (24). Os municípios passaram a poder tributar, pelo ISS, a transferência do direito de uso do espaço em cemitério a partir da Lei nº 157, de 2016. A norma incluiu a operação de serviços funerários na lista prevista no anexo da Lei Complementar nº 116, de 2003 – que regula a exigência do imposto.





