MAIS AUMENTOS: Gás de cozinha vai aumentar
Nacional – O preço do gás de cozinha deve subir já na próxima semana. O aumento está previsto para o primeiro dia de maio. De acordo com as projeções, a alta nos preços deve se aproximar de 15%.
A estimativa sobre a elevação do preço foi divulgada na sexta-feira (28) pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo tendo como justificativa a cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A partir do mês de maio a alíquota será uniforme em todo o Brasil. A medida foi acertada pelos Estados por meio do Conselho Nacional de Política Fazendária em dezembro de 2022.
Com a unificação, o preço do gás vai ser reajustado no Distrito Federal e em 21 dos 26 Estados do Brasil. Em apenas três deles o valor deve cair, sendo Santa Catarina (-21,2%), Minas Gerais (-18,7%) e Rio Grande do Norte (-1,4%). Nos outros três, a previsão é de estabilidade.
Hoje, o valor médio do ICMS cobrado sobre o preço do gás de botijão no Brasil é de R$ 14,23. Com o novo sistema, ele sobe para R$ 16,34.
Foto: Arquivo/O Jornaleiro





