POLÍTICA: PL…MDB…Tureck…Eliane
Pra ser pré-candidata
A nova diretora na pasta de Assistência Social, Sidinéia Belém (PL), entrou para ajudar no desenvolvimento das ações na pasta. Mas, mesmo antes de ser convidada para fazer parte da equipe, já era sabido dentro do PL que ela estava trabalhando para se colocar à disposição da sigla para as eleições do próximo ano. Deverá ser um dos nomes a disputar uma vaga na Câmara Municipal.
Com o Magno
Sidinéia já atuou na pasta há alguns anos quando foi convidada a fazer parte da equipe de governo do então prefeito Magno Bolmann (PP). No primeiro governo de Magno (2009/2012) ela atuou em cargo de confiança e também no setor de Assistência Social.
Ropelato continua
A “Rádio Corredor” informou que o ex-diretor, Valdeci Ropelato (PL), deve assumir outro cargo dentro do governo Tomazini (PSDB) ainda nos próximos dias. Dizem que se trata de uma peça importante no sistema político e que ainda pode contribuir muito com a estrutura de trabalho e na sequência do projeto de continuidade da administração.
Será que vem?
Dentro do ninho “Pé Vermelho” já se comenta a possibilidade do ex-prefeito, o médico Fernando Tureck, voltar ao cenário para disputar a prefeitura em 2024. Ele ainda não falou publicamente sobre o assunto, sendo que atualmente está mais descansado atuando como médico e como professor universitário. Porém, gente que convive mais perto diz que a “coceira política” no ex-prefeito está aumentando. Seria um bom nome!
Outro nome?
Algumas lideranças do MDB falam inclusive no lançamento de chapa pura para majoritária. Claro que seria um projeto um pouco mais arrojado, mas é possível. Tem correligionário que opina sobre trazer algumas pessoas de volta às fileiras com intenção de lançar candidaturas. Uma dessas pessoas seria a professora Eliane Hubl.
Comunidade Empresarial
Após a derrota acachapante que a região registrou nas urnas em 2022, onde cada um jogou somente por si, sem pensar na região e nos projetos que carecem de defesa na capital, a classe empresarial parece que vai começar a participar da “mesa de jogos”. Vai começar a cobrar por um Conselho de Desenvolvimento que, de fato, funcione e garanta a continuidade de projetos.
Candidatos em condições
Empresários também devem adotar a postura adotada por cidades como Jaraguá do Sul, onde concorrem aos principais cargos pessoas que reúnem verdadeiramente condições de representar o município. Não por acaso, Jaraguá conta atualmente com dois deputados estaduais e dois deputados federais, sem contar com empresários renomados no Executivo e no Legislativo.
Falta de medicamento
A falta de medicamentos de alto custo no sistema de saúde estadual foi tema de pronunciamento na sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (20). O deputado Matheus Cadorin (Novo/FOTO) destacou que propôs moção de apelo ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde com a finalidade de regularizar a entrega dos fármacos que, além de possuírem custo elevado, também são utilizados de maneira contínua.





