POLÍTICA: Tirso…Pollum…Chicão…Carla…Jefferson
Tirso
Não foram poucos os comentários sobre matéria veiculada em O Jornaleiro sobre a possível saída do médico e vice-prefeito Tirso Humelgenn do PSDB e migração para o PL. Alguns políticos não acreditam na possibilidade, outros dão como certa a troca. Tem aqueles ainda que opinam sobre um acerto entre as duas siglas para garantir a Majoritária com a atual dupla que comanda o Executivo.
Pode ser
Seria uma jogada, digamos, esquisita! Especialmente pelo fato de Tirso, ainda que desistisse de disputar cargo eletivo, ter firmado compromisso de seguir apoiando o prefeito Tomazini (PSDB), inclusive no caso de o mesmo, tentar reeleição. Por outro lado, o PL conta com o presidente, Gilmar Pollum, também interessado em colocar seu nome para disputar a Majoritária.
Outras siglas
Também é preciso levar em conta que outros partidos trabalham com a intenção de estar com os tucanos no próximo pleito. Entre estes partidos está o PSD, que atualmente conta com a vereadora Carla Hofmann (FOTO), como uma das principais defensoras do governo no Legislativo. Ela, Carla, tem deixado muito clara sua intenção e projeto de estar na Majoritária, preferencialmente com o PSDB.
Falando em PSD…
…o ex-deputado federal Darci de Matos teria recebido visita de alguns empresários de São Bento do Sul. O teor da conversa, quase nada vazou, mas sabe-se que houve uma tentativa de negociação dos visitantes, para possível ingresso na sigla em São Bento do Sul, a fim de ocupar espaço com vistas à candidatura na Majoritária do próximo ano. Mais um capítulo do “filme queimado”.
E o molinete?
O Jornaleiro foi indagado sobre decisões que ocorrem em pescarias, realizadas em tempos estratégicos e bem longe de São Bento do Sul. Não é nenhuma novidade. Por isso, o que se ventila de nomes dentro do Progressistas são apenas “balão de ensaio”. Decisões serão tomadas pelos que têm “pedigree”. Quem ainda não tem conhecimento disso, ainda vive a fase da “inocência política”.
Na frente
Por outro lado, fala-se pelos corredores que o vereador Chicão (PP) tem avançado no projeto e que pode ser melhor lapidado para representar o partido na campanha de 2024. Claro, para que isso ocorra muita coisa ainda precisa ser feita, dentre elas cercar o vereador de gente que conheça melhor os meandros da política local e que o auxilie nas articulações para fazer o projeto deslanchar. Se vai ser ou não escolhido, é outra situação, mas o projeto cresce!
Festa da Ovelha
Em Campo Alegre alguém precisa orientar as falas de alguns vereadores. Usar a Festa Estadual da Ovelha para falar de gastos, justificando algumas necessidades em áreas como saúde e educação, pode não ser um caminho coerente. A Festa deu certo, deu retorno para o município e agradou a todos, inclusive os vereadores, todos eles, que estiveram no Palanque de Autoridades na abertura e acompanharam todos os dias do evento. Então, a saber, jogar para a torcida pode ter efeito reverso na frente.
Mais informações
Falando em Câmara de Campo Alegre, o presidente, vereador Jefferson Cunha (PSD) levantou uma situação que precisa ser explicada. Disse que o Governo Federal havia liberado um recurso para a cidade o qual demorou chegar por conta de uma CND – Certidão Negativa de Débito, que a administração não conseguia, por razões óbvias, emitir. Alguém falhou, e isso precisa ser alertado ao Executivo.





