‘Super El Niño’ deve trazer em 4 dias mais chuva que o previsto para todo o mês em SC

 ‘Super El Niño’ deve trazer em 4 dias mais chuva que o previsto para todo o mês em SC

Estadual – A chuva vai atingir Santa Catarina pelo menos nos próximos quatro dias. A previsão da Defesa Civil do Estado divulgada nesta segunda-feira (10), é que até quinta-feira vai chover mais que o previsto para todo o mês de julho.

Segundo a pasta, entre a noite desta segunda (10) e manhã de quinta-feira (13) a chuva deve tomar conta do Estado. São previstos 150 mm de chuvas para Santa Catarina, e a região Sul tem a situação mais crítica.

A previsão para todo o mês em Santa Catarina era de 127 mm de chuva, de acordo com a Defesa Civil. No Vale do Itajaí e Norte do estado os valores mensais previstos variam de 90 a 130 mm. Já nas cidades do Grande Oeste e Planalto Sul, a precipitação oscilaria entre 110 a 180 mm.

A Defesa Civil aponta ainda que a chuva aparece na forma de temporais, e será intensa com raios e rajadas de vento. Há risco para ocorrências como alagamentos e enxurradas, assim como ventos intensos e granizo de forma pontual. Devido aos acumulados elevados, podem ocorrer deslizamentos em Santa Catarina.

A Defesa Civil explica que estas condições ocorrem pela atuação de uma frente fria e instabilidades na região, que são reforçadas ao longo da semana pela formação de um ciclone extratropical, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Questionado sobre as medidas da pasta para prevenção de desastres, Felipe Theodorovitz, meteorologista-chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, explica que a pasta tem enviado alertas para informar os catarinenses sobre os riscos da chuva.

Fonte: ND+

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial