POLÍTICA: Tirso…Imprensa…Expoama…Professores
Semana tensa
Não vai ser fácil a semana para o prefeito em exercício de São Bento do Sul, Tirso Hummelgen (PSDB/Foto). Ele está em lugar de Tomazini (PL), que se afastou na semana passada por dez dias a fim de passar um período de férias com a esposa em visita a familiares no estado de São Paulo, de onde o casal é originário.
Comunicação
Um dos principais problemas do prefeito Tirso será o departamento de comunicação, que perdeu as duas peças principais e até a manhã desta segunda-feira (7) não havia nenhum nome indicado para substituir os profissionais. Marcos Lemos, que estava em negociação, acabou não sendo confirmado.
Na saúde
Tirso ainda terá que fazer algumas correções na saúde. Uma delas diz respeito a uma decisão unilateral na Unidade de Saúde na rua Mathias Nossol, em Serra Alta. Alguém decidiu que nas sextas-feiras não haverá entrega de medicamentos, o que tem deixado a população irritada. Pacientes relatam já ter reclamado e a informação já teria chegado ao secretário, mas nada foi feito ainda.
Arestas
Por último, também pode ser que aconteça alguma ação mais pontual do prefeito em exercício no sentido de colocar ponto final em alguns acontecimentos dentro do gabinete e que, visivelmente, têm prejudicado as ações da administração pública. Tirso não se dá muito ao trabalho de “tapar o sol com a peneira”, por isso são esperadas ações da parte dele nesta semana.
Expoama
Secretário de agricultura de São Bento do Sul, José Ermínio Grein (PSDB), começou o dia na corrida. Teve uma reunião na prefeitura e em seguida se deslocou para o Parque da Cidasc, onde vai acontecer a Expoama. Ele está agindo na organização do evento e já contando com a participação da empresa vencedora da licitação para coordenar tudo.
Cobranças
Pelas redes sociais começam as cobranças com relação às promessas de campanha sobre as mudanças no sistema de Estacionamento Regulamentado. Muitos criticam que o foco principal é notificar os veículos e condutores que não acionam o sistema para ocupar as vagas. As promessas de tolerância de tempo começam a ser lembradas. Além disso, tem motorista surpreendido com o sistema fora de funcionamento. Mas a notificação, sempre funciona.
Comerciantes
Os comerciantes do Centro de São Bento do Sul seguem chateados com a decisão do Detru após a saída do então diretor Eduardo Pscheidt. Ele autorizava que as moedas recolhidas nos parquímetros fossem trocadas por cédulas com a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, para que voltassem às lojas da cidade para suprir a ausência de moedas em circulação. A nova direção não autoriza e o assunto deve ser levado à Câmara e ao Gabinete.
Campo Alegre
A prefeitura encaminhou na última sexta-feira (4) projeto de lei que visa dar equiparação nos salários do magistério ao Piso Nacional. O projeto deve ser discutido na noite desta segunda-feira (7) quando os vereadores voltam a se reunir às 19 horas.
Também na Câmara
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul e Campo Alegre deverá estar no parlamento. Edmilson Benedito de Assis, o Mafra, solicitou fazer uso da Tribuna Popular Livre para tratar da questão “salário dos professores”.
Segurança
Por último, o presidente da Casa, vereador Jefferson Cunha (PSD), deixou claro que vai seguir tratando das questões relacionadas à segurança nas escolas. Após receber visita de um empresário que tentou esclarecer sobre uma pessoa que estava foragida da Justiça e que foi buscada em obra que acontecia em uma escola, o vereador foi em busca de mais informações e deverá se pronunciar mais uma vez na Sessão.





