POLÊMICA: Normativa chama atenção de professores

 POLÊMICA: Normativa chama atenção de professores

São Bento do Sul – Uma normativa interna editada pelo secretário de educação de São Bento do Sul, Professor Josias Terres (PSDB/FOTO), está causando no meio do magistério.

A Portaria Normativa/SEMED nº 002/2023 trata da realização do desfile cívico de 7 de setembro. O que está chamando atenção é que foi colocado no documento, em num dos artigos (art. 10, §2º), que no desfile das unidades de ensino “em nenhuma hipótese, é permitida propaganda política, religiosa, social ou classista durante a realização do desfile cívico”. Ainda no documento dá conta que o descumprimento “levará a Comissão Organizadora a eliminar a unidade educacional e ou instituição, do desfile em 2024”.

O que chama atenção para os professores, é que dá entender que a intenção da “propaganda classista” tem endereço. Como os professores da rede municipal estão reticentes com o secretário Josias, por conta do não pagamento do Piso Salarial Nacional do Ensino, muitos cogitam utilizar, durante o desfile, um adesivo em que pedem o pagamento do Piso. Para se resguardar da situação a secretaria de educação teria feito tal referência no documento.

O prefeito Tomazini (PL) já teria sido informado da situação, pois tal proibição pode ter efeito contrário, induzindo os professores a usarem os adesivos. O receio de manifestações pedindo o pagamento do piso está levando a uma passagem de limites que dizem respeito à liberdade de expressão. No começo da semana pode ter novidades, em especial pela determinação de impedir as escolas de desfilar no próximo ano, pagando por uma ação pontual dos professores, caso eles se manifestem em protesto.

Foto: Arquivo/O Jornaleiro

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial