Resumo dos primeiros dias de atuação na Operação Pantanal do CBMSC
Mato Grosso do Sul – No sábado (31), a equipe do CBMSC enfrentou o primeiro dia de combate às chamas, no município de Aquidauana (MS).
De acordo com o capitão BM Ricardo Bianchi, primeiro, foi feito o reconhecimento das áreas durante a maior incidência de sol, período que se caracteriza por temperaturas mais altas e baixa umidade. Assim que o sol baixou e as condições se tornaram mais favoráveis, os militares iniciaram o combate. No primeiro dia, os bombeiros permaneceram em campo por cerca de 10 horas.
O trabalho se divide em etapas diferentes, de acordo com as condições climáticas. O combate direto às chamas ocorre mais ao final do dia, até a madrugada. No período da manhã, é feito o reconhecimento dos resultados do trabalho realizado na noite anterior.
Na manhã de domingo (1), foi feito um sobrevoo com a aeronave da Polícia Militar, no qual os militares constataram que a estratégia aplicada na noite anterior foi efetiva e eficaz.
Atualmente, a “Operação Pantanal 2024” dispõe de 12 bases avançadas estrategicamente posicionadas principalmente na região pantaneira, além de equipes de diferentes estados atuando em todos os municípios onde há registros de focos.
Fonte e foto: Centro de Comunicação Social/CBMSC.




