POLÍTICA: Zwiefka…UB…PSD…cargos…agricultura
Diretor
Paulo Zwiefka (UB) confirmou ainda na noite de terça-feira (21) que foi convidado pelo prefeito Tomazini para ser diretor, ou na secretaria de obras ou Samae. Ele deixa a secretaria de agricultura para que o prefeito possa satisfazer as imposições do PSD para levar Terezinha Dybas de volta à Câmara e Luiz Pesenti para comandar a pasta.
Não era isso que ele queria
Essa não era a vontade do prefeito, ele deixou isso claro em conversa com O Jornaleiro. Mas, estava cansado das pressões do grupo que estava afundando carreiro para pressioná-lo para a mudança. Inclusive no sábado (18) o grupo pressionou o prefeito.
Sem condições
E pelas decisões tomadas, fica clara a falta de confiança em um dos sete vereadores titulares da base para fazer o papel de líder de governo na Câmara. Tirando Gilmar Pollum (PL), que é presidente do Legislativo, fica claro que o prefeito e nem o próprio PSD, confiou em nenhum dos seis vereadores para a função.
Hélio Alves
O ex-vereador Hélio Alves (FOTO), que inclusive foi escudo para o prefeito em muitos momentos no Legislativo na primeira gestão, anunciou ontem que está deixando o União Brasil. O partido foi organizado por ele e Paulo Zwiefka e depois “foi tomado” para os propósitos eleitorais do PL local. Hélio sai criticando o presidente, Márcio de Oliveira, que caiu de paraquedas e, de quebra, ganha (por pedido próprio) um cargo de diretor no governo.
Procon
Márcio de Oliveira justamente aterrissa no Procon, onde se esperava alguém técnico, até pelo que o órgão pode entregar para a população e não tem feito como deveria. Claro, vai ficar para a secretária do desenvolvimento econômico, doutora Andrea Tamanine, ajustar e torcer para que o premiado com o cargo tenha o mínimo de desenvoltura.
Agricultura
“Cada um sabe onde o cinto aperta”, diz o ditado. O prefeito inclusive verbalizou que está ciente do risco que corre. Talvez, já sabendo que teria que tomar essa decisão, Tomazini antecipou a não realização da Expoama, justamente por não sentir firmeza na equipe que estava projetada para a pasta. De quebra, Adriano Cubas, presidente do PSD, assume uma diretoria na secretaria. Outra diretoria na pasta tem como titular o sobrinho do vereador Luiz Pesenti.
Na saúde
Outra troca para tentar fazer dar certo, como na primeira tentativa não surtiu resultados positivos, foi do advogado Jonatha Mello. Ele foi exonerado do cargo de diretor do Procon e foi nomeado como diretor na secretaria de saúde.
Teve mais…
…remanejamentos internos. Alguns receberam a notícia que estariam dispensados e, conforme a “rádio peão”, imploraram quase que de joelhos por uma “boquinha” em outro setor. Alguns com salários reduzidos, outros não. Deprimente!
Constatação
Depois de todo esse barulho, que ainda vai render matérias jornalísticas, reuniões e discussões políticas, fica a certeza de que o prefeito, precisa rever sua equipe de assessoramento político. Nem internamente conseguiu “blindar o chefe”? Aquela história: “se mora na lagoa e perde ponto para sapo, tem que mergulhar em outras áreas”.
Tudo em aberto
Claro, a movimentação e as medidas tomadas, parecem uma “bolsa de valores” para as próximas eleições municipais. Pelo começo do novo governo, fica tudo em aberto, pois Magrão (PL) e Suzana (PL) acabam enfraquecidos, assim como a coligação que deverá ter uma debandada, inclusive de ex-candidatos à vereança que, naturalmente, se tornam oposição ao governo.




