SOLUÇÕES: atenção para pessoas em situação de rua
São Bento do Sul – Tem tomado conta dos noticiários as informações a respeito de problemas que envolvem a presença constante de pessoas em situação de rua em algumas áreas da cidade. No centro estão os maiores problemas, onde alguns se concentram em pontos estratégicos tanto para mendicância quanto para pernoites.
Recém empossada como secretária de Assistência Social, Marina dos Santos tem trabalhado para reunir informações e tentar apresentar alternativas que ajudem amenizar e até acabar com o problema na cidade. Ela, junto com a equipe diretora da pasta, tem visitado abrigos e instituições que trabalham acolhendo essas pessoas, quando as mesmas buscam por ajuda. “Temos muitos que são dependentes de álcool e outras drogas, por isso o trabalho a ser feito é mais complexo. Mas, vamos juntar as informações, avaliar o que temos de estrutura e apresentar alternativas plausíveis para tentarmos resolver a situação”, disse ela na tarde de quinta-feira (23), após visita ao Cerene – Centre de Recuperação Nova Esperança, onde conversou por um longo tempo com a equipe diretora da casa.
Problema doméstico
Uma das primeiras constatações, feitas antes mesmo da chegada da nova secretária, é que a maior parte das pessoas em situação de rua que estão em São Bento do Sul, tem origem na própria cidade. São pessoas que não têm mais convívio com a família justamente por conta dos problemas decorrentes de vícios. “Realmente é complexa a situação. Não se resolve da noite para o dia. Mas vamos empenhar esforços para buscar soluções a fim de tirar essas pessoas das ruas”, encerrou.
Foto: Luzardo Chaves/O Jornaleiro





