Câmbio Verde se firma como alternativa sustentável
São Bento do Sul – A luta para reduzir os impactos negativos causados pela má destinação do lixo em São Bento do Sul começa a mostrar resultados.
Programas como “Saco Laranja” e Câmbio verde estão se firmando, e junto com a divulgação sobre a importância em reduzir os danos ambientais, cumprem função de conscientizar à população sobre isso.
A última edição do Câmbio Verde, que aconteceu na Praça Ceu das Arte no bairro Serra Alta, recolheu 5,14 toneladas de materiais recicláveis. A troca de materiais recicláveis por verduras e frutas frescas fornecidos por agricultores locais, tem levado cada vez mais pessoas, a repensarem a maneira de separar o lixo.
A aceitação da população ao projeto, que iniciou em Serra Alta, fez com que o mesmo fosse estendido ao bairro Centenário e agora à comunidade do Cruzeiro.
No próximo dia 14 de fevereiro, sexta-feira, o bairro Cruzeiro recebe o projeto, que vai acontecer em frente ao antigo Supermercado Belém, das 8h às 11h30.
Para participar, os interessados devem levar seus materiais recicláveis devidamente limpos e separados, sendo aceitos plásticos, metais, papéis e vidros. Após a pesagem, os participantes recebem tickets que podem ser trocados por alimentos frescos, como legumes, frutas e verduras, provenientes de produtores locais.
O programa é uma parceria entre o Samae, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Epagri, Coopercat e Aprosul.
Informações e foto: ASCCOM/PMSBS





