POLÍTICA EXTRA: Chapecó…Napoleão…Tomazini…Terezinha
João Rodrigues
Parece que o apoio ao prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), só cresce, com vistas as eleições estaduais de 2026. Está sendo definido que no dia 22 de março acontecerá um evento no Oeste, onde será lançada a pré-candidatura do prefeito ao governo do estado.
Mas…
…no entendimento de alguns adversários de Jorginho Melo (PL), haverá insistência do governador para tirar o oponente do caminho. Rumores dão conta de tratativas para convencer Rodrigues a disputar uma cadeira no Senado Federal. Porém, quem está mais próximo do prefeito chapecoense garante que ele não abre mão de disputa pelo governo.
Trato questionável
Em sua visita a Campo Alegre, na manhã de quinta-feira (6), o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), disse que uma das coisas que dificulta o relacionamento é a forma até deselegante que o PL tem usado, para tratar quem está em volta. “Só querem para eles e tratam os demais de maneira questionável. É uma coisa notória”, disse.
Rádio Peão
Em São Bento do Sul parece que as coisas não são muito diferentes com relação aos que comandam o PL. No ambiente da Câmara Municipal, um “cabo eleitoral”, que trabalhou pela reeleição de Tomazini (PL), disse lamentar que o prefeito esteja relegando as decisões políticas para duas ou três pessoas.
Interesses próprios
Ainda segundo o cabo eleitoral, que acompanhou a Sessão da Câmara Municipal do começo ao fim, quem está tomando decisões pensa somente em seu lado, de que forma vai se beneficiar ou beneficiar pessoas que estão “sob sua proteção”. “O prejuízo só vai crescer se o prefeito não se espertar”, disse.
Saudade
Ainda é cedo, mas acompanhando as primeiras Sessões da Câmara, alguns com mais aproximação com a política e com a cobertura dos trabalhos na Casa, já observam a diferença em ter ou não a vereadora Terezinha Dybas (PSD/FOTO) como líder de governo. O desempenho da vereadora é inquestionável, assim como o conhecimento de causas. Mas, ela não foi indicada líder do governo.
Praças
Também na Sessão Ordinária desta quinta-feira o vereador Rodrigo Vargas destacou a necessidade de manutenção em algumas praças esportivas construídas pela cidade. Segundo ele, é importante disponibilizar tais ferramentas para a comunidade, porém, é indispensável que haja cuidados com os espaços e equipamentos para garantir o bem estar da população.
Sequência de obras
Vargas ainda destacou as obras inacabadas na cidade. “Precisamos pensar um pouco e elaborar de maneira ordenada um planejamento que garanta início, meio e fim para cada obra. Tem lugares onde famílias mal conseguem entrar nas suas casas”, disse.
Aparte
O presidente da Câmara, Gilmar Pollum (PL) teve que lembrar os pares quanto ao cumprimento do Regimento Interno com relação aos “apartes”. Tem regras. Parece não ser permitido a entrada de outro vereador na fala de quem está na Palavra Livre se não houver o pedido de quem quer o aparte e o consentimento de quem está com a palavra. Se não organizar, vai virar esculhambação.
Foto: O Jornaleiro




