PP e UB “se tornam um só partido”

 PP e UB “se tornam um só partido”

Brasília – Em reunião realizada na tarde de terça-feira (29), na Capital Federal, os partidos União Brasil e Progressistas oficializaram a Federação Partidária entre as duas siglas.

A aliança será chamada de União Progressista e deve ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos próximos meses, com validade já a partir de 2026. Agora, em parceria, as duas siglas, juntas, terão a maior bancada de deputados na Câmara Federal, bem como o maior número de prefeitos em todo o Brasil. Além disso, receberão as maiores fatias de recursos públicos para financiamento de campanhas eleitorais e pagamento de despesas partidárias.

Com a Federação formada os dois partidos terão que seguir a mesma cartilha em todos os estados e municípios, o que significa que, já no próximo ano, onde estiver um estará o outro, o que torna a aliança uma “forte noiva” para as intenções de PL e PSD em Santa Catarina.

As chamadas Federações Partidárias são um modelo de aliança que une duas ou mais siglas. As legendas passam a atuar como uma só por no mínimo quatro anos, embora cada uma mantenha sua estrutura partidária. Deve haver alinhamento no Congresso e nas eleições. Caso rompam a união antes do prazo, os partidos estão sujeitos a punições, como perda dos fundos eleitoral e partidário, além de ficarem impedidos de formar nova federação ou coligação.

Uma das alianças criadas por federação recente já teve o anúncio do fim, entre os partidos PSDB/Cidadania. O tratado foi rompido, mas somente para após o ano 2026, quando vence os quatro anos legais de acordo.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial