Cresce preocupação com casos de gripe na região

Região – Não é novidade que o período mais frio do ano, que começa com o outono e se estende até início da primavera, traz preocupação com relação às doenças respiratórias. Ainda se fala pouco sobre o assunto, mas as gripes sazonais preocupam autoridades da saúde pela microrregião.
No último fim de semana, por exemplo, foram feitos registros de casos nas três cidades (São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho), incluindo casos que culminaram com internamentos. Na cidade de Campo Alegre de quinta-feira (15) até a tarde de domingo (18) foram notificados pelo menos 40 casos de síndromes respiratórias.
A principal razão de preocupação diz respeito à baixa adesão ao programa de vacinação contra a gripe proposto pelo Ministério da Saúde e distribuído para todas as cidades. Além disso, o fato de uma onda forte de síndrome gripal no Rio Grande do Sul, que levou o governo do estado decretar situação de emergência na segunda-feira (19), que avança para Santa Catarina, sugere ações imediatas das secretarias de saúde da microrregião.
Nas três cidades a procura pela vacina esteve aquém do objetivo traçado pelas secretarias municipais de saúde. Com a aproximação do inverno as preocupações crescem, especialmente por ser a região de clima mais frio onde os idosos e as crianças são as principais vítimas das doenças comuns à época.

Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Campo Alegre, realizada na noite de segunda-feira (19), alguns vereadores falaram do assunto. A vereadora Bete Konopoka (PP/Foto interna), que trabalha como técnica da saúde, usou a palavra livre para alertar à população, informando que a colaboração coletiva vai facilitar o atendimento e atenção às pessoas. “Fim de semana inclusive registramos a falta de alguns medicamentos, repassados pelo governo do estado, por conta do número surpreendente de pessoas acometidas de gripe. Mais uma razão para cada cidadão avaliar e considerar a importância de se vacinar contra a gripe”, disse a vereadora.
A previsão meteorológica indica para esta semana temperaturas mais baixas a partir de quinta-feira em todo o Planalto Norte de Santa Catarina, por isso o apelo para as pessoas que ainda não se vacinaram, é que compareçam à unidade de saúde mais próxima para se imunizar.
Foto: Luzardo Chaves/O Jornaleiro