COLETIVA: prefeito reuniu imprensa para prestar contas
São Bento do Sul – Na tarde desta sexta-feira (18), o prefeito Antônio Tomazini (PL) convidou representantes dos veículos de comunicação para participarem de uma entrevista coletiva no auditório da Prefeitura, com o objetivo de passar a limpo os feitos da administração, realizados no primeiro semestre de 2025.
O chefe do Executivo solicitou também, a presença de secretários e presidentes de autarquias para estarem presentes no evento. Com o auditório tomado, com maioria do público composto por servidores de confiança, Tomazini fez uma série de explanações.
O primeiro assunto, não seria diferente, foi a pavimentação. O trabalho tem sido frequente na gestão atual, tal como foi na primeira passagem de Tomazini à frente do Executivo. Além da pavimentação, falou de quase todas as pastas e os avanços registrados nos primeiros seis meses deste ano. As verbas parlamentares recebidas por meio das emendas de vários deputados também foram destacadas pelo Alcaide.
Tomazini ainda falou de avanços no setor de habitação, que finalmente iniciou um processo de regularização fundiária, o qual está oferecendo oportunidade para famílias que esperavam há muitos anos pela ação, a fim de regularizar seus patrimônios.
O assunto trânsito também foi tratado, com exposição breve de projeto para revitalização da pintura e sinalização de segurança para as vias públicas da cidade.
Outro destaque relevante apontado pelo prefeito foi o investimento no esporte. Para o Alcaide, dar atenção especificamente para as categorias de base tem feito a diferença para melhor. No entendimento do prefeito, os investimentos no esporte seguem garantindo saúde e foco, na educação de todos aqueles que fazem parte das escolinhas e equipes preparadas para disputar eventos em várias categorias.
Na educação, Tomazini destacou o incremento no projeto de escola em tempo integral. Conforme suas informações, a cidade conta com seis escolas com atendimento em tempo integral, mas o objetivo é chegar a 50% de atendimento no período integral ainda na atual gestão.
Quanto à saúde, o prefeito destacou o número de atendimentos realizados nos postos instalados pelos bairros e na área central. Disse que as reclamações pontuais não refletem a realidade positiva de atendimento oferecido em toda rede.
Também houve destaque para a licitação que visa definir a empresa a coordenar os trabalhos na Unidade de Pronto Atendimento. Tomazini explicou que a burocracia para finalizar o processo é gigantesca, mas que já foi definida a empresa vencedora.
Desafios que ainda vêm pela frente também foram destacados pelo prefeito, inclusive os R$ 47 milhões de uma dívida existente com a empresa Andrade e Gutierrez. Segundo confirmação do secretário de finanças, Rodrigo Schuhmacher, uma reserva na ordem de R$ 8 milhões já existe para dar início aos pagamentos.

Após a explanação sobre as várias pastas da administração municipal, o prefeito respondeu algumas perguntas feitas por comunicadores, algumas das quais relacionadas às questões políticas. “Tem muita coisa que estamos fazendo, claro que nem tudo como a gente prevê. O mais importante é que a cidade está avançando e as coisas acontecem para melhorar a qualidade de vida de todos”, disse.
Fotos: Luzardo Chaves/O Jornaleiro





