COLUNA POLÍTICA: Dispensas…Lutz…Dreveck…Telma
Saídas
Chegou a terça-feira (21) e até o momento as mudanças que o prefeito Tomazini (PL) se referiu aconteceram apenas em dois cargos. Jonas Kieski foi desligado de um cargo de diretor na Assistência Social e Geovanna Franck Rodrigues Vicente que foi desligada do cargo de Chefe de Divisão de Atenção ao Autista. Vem mais ou estaria o alcaide satisfeito com os demais? Tem reclamações inclusive de servidores de carreira que assistem contratados em confiança com ações contestadas.
Deputado
Gente próxima ao prefeito Tomazini diz que ele, de fato, não tem pensado em disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Mas, também diz que suas reações quando questionado são como na resposta durante entrevista coletiva na sexta-feira (18). “Ele desconversa, entende que precisa pensar nisso mais perto do momento de definição. Mas, também está ciente que precisa aproveitar sua liderança política no momento”, diz a fonte.
Outros
Com a divulgação do nome do empresário Daniel Lutz (NOVO/Na foto ao lado de Odair Tramontin), Secretário de Estado Sílvio Dreveck (PP) e o próprio Tomazini (PL), a microrregião teria assim três nomes com potencial para a disputa. Porém, a maturidade do eleitor e dos comandos partidários teriam que existir para aproveitar os votos da microrregião aos escolhidos.
Cabides
O problema é que alguns parlamentares atuais contam com cabos eleitorais na microrregião, alguns inclusive fazendo parte de suas folhas de pagamento por meio dos gabinetes oficiais. Alguns, inclusive, já defendem seus assessorados com “unhas e dentes”, mesmo eles tendo destinado apenas algumas migalhas para as cidades onde querem votos.
Denúncias
O vereador Alexandre Telma Neto (PP), de Campo Alegre, usou a Palavra Livre na Sessão de segunda-feira (21) para denunciar obras mal feitas em postos de saúde. Ele apresentou fotos minuciosas das obras que estavam em andamento em Bateias de Baixo e Bateias de Cima. Várias irregularidades e comprovações de serviço mal feito, que levou o governo a interromper os trabalhos e desabilitar as empresas responsáveis.
Dano ao erário
Telma destacou a necessidade de todos os vereadores voltarem o foco para a fiscalização, deixando de lado as questões pessoais e o desejo de tumultuar apenas levando em conta os “quereres” políticos. “Estamos aqui como fiscalizadores, então, trabalhemos dentro da nossa prerrogativa para darmos respostas à comunidade e não aos partidos políticos”, disse. As duas obras começaram no ano de 2024.
Sobre a saúde
O Secretário de Estado, Sílvio Dreveck (PP), comentou nota da Coluna “Resenha da Manhã” desta terça-feira (22). Disse ele: “Esses exames e atendimentos que a prefeitura está enviando para o estado poderia fazer convênios com clínicas e hospitais da região. Por exemplo: endoscopia digestiva. Quando fui secretário da saúde em São Bento, compramos o equipamento e fazíamos na secretaria. Também está na hora de colocar a UPA para funcionar”.
Ninguém gosta
O secretário ainda destacou que é complicado quando precisa ser apontado o defeito, que muitos não gostam. “Mas precisamos. As pessoas precisam de alternativas e facilitadores para seu tratamento. É sofrido para os pacientes que precisam se deslocar”, completou.





