COLUNA POLÍTICA: Pollum…Uniformes…Telma…PL
Divergências
Não é novidade a distância entre o presidente do Legislativo de São Bento do Sul, Gilmar Pollum (PL), e a equipe política do prefeito Tomazini (PL). Mas, parece que a coisa está ficando mais forte. Gilmar tem postado nas suas redes sociais situações que embaraçam o Executivo, onde exige atuação imediata.
Nos corredores…
…pessoas ligadas ao PL e à mesma equipe política, não escondem a insatisfação com Gilmar. Para piorar, os que chegam se apresentando como “bombeiros”, tentam apagar o incêndio com gasolina. A coisa só piora.
Relacionamentos
Tomazini (PL), parece estar focado em outras questões, deixando a política de lado. Claro, o prefeito já disse não ter interesse em disputar a eleição estadual. Logo, deixou o setor político para o “grupinho” que tomou conta do PL. No que diz respeito aos relacionamentos, interno e externo, indo de mal a pior.
Saúde
Alguns relatos, pelas redes sociais, de pessoas de São Bento do Sul buscando atendimento em Campo Alegre por conta da dificuldade em conseguir atendimento na cidade. Semana anterior teve gente indignada por ter sido encaminhada para Raios-X e ter esperado para somente depois, receber a informação que o aparelho estava quebrado. É isso…
Nada a declarar!
As palavras de Mauro Mariani (MDB) na semana passada, sobre a necessidade de bom sendo para eleitores e lideranças da região no sentido de eleger gente da microrregião, pode ter sido só “palavras ao vento”. Isso porque tem gente com a mínima condição de se eleger já ensaiando candidatura.
Luciano Toller
O Padre Luciano José Toller (FOTO), pároco da Igreja Católica Puríssimo Coração de Maria, prepara um grande evento para sábado (12). Será o grande dia da inauguração do Bosque de São Bento. Começa 9 horas com uma missa especial e depois a solenidade segue para o Bosque. Fica anexo ao monumento ao Santo (São Bento), ao lado do Centro Social da igreja.
Festival de Inverno
O assunto foi reiterado pelos vereadores na Sessão Ordinária de segunda-feira (7). Mas, tiveram mais assuntos, que inclusive levaram alguns a elevar o tom na Palavra Livre. Ana Lúcia Piski e Francisco Kuhnen, ambos do MDB, dentre os assuntos, falaram da demora na entrega e da baixa qualidade dos uniformes escolares entregues pelo governo municipal.
Começou com Renato
Os dois vereadores apresentaram inclusive fotos de uniformes as quais teriam sido registradas por pais de alunos que usaram um dia e as costuras começaram se soltar. Ana Lúcia cobrou uma resposta quanto aos critérios de fiscalização à qualidade dos uniformes. Além disso, os dois vereadores disseram que a entrega de uniformes não começou na gestão do atual prefeito, Rubens Blaszkowsky (PSD0, mas no ano 2003 na gestão do então prefeito Renato Bahr (MDB).
Passou?
Outra situação levantada na Palavra Livre, também pela vereadora Ana Lúcia, foi com relação ao coordenador de esportes da cidade. Ela “exige” uma retratação pela fala do mesmo que comparou a Câmara a uma “casa de fofocas”. Nenhum outro vereador falou do assunto, pois a maioria entende que a Câmara é a Casa do Povo onde o povo pode se manifestar. O assunto deve ser dado por encerrado.
Festival
O vereador Ernani dos Santos (PSD), usou a palavra para fazer um apanhado geral do Festival de Inverno 2025. Começou destacando a valorização da Terceira Idade que teve um quadro pontual para eleição da rainha e princesas. Ernani ainda destacou o envolvimento de estudantes e professores na MOFICA. “Acompanhei os trabalhos realizados pelos estudantes e tenho certeza que muitos frutos serão colhidos deste incentivo que os estudantes estão recebendo”, disse.
Valorização da vida
O presidente Ernani ainda destacou que uma das atrações mais relevantes, que chegou como inovação na edição do Festival, foi uma palestra que tratou sobre a valorização da vida. Segundo o vereador, um assunto que todos os campo-alegrenses deveriam ter acesso dada a relevância do tema. Ernani cumprimentou a iniciativa da organização em oferecer tal palestra para a comunidade local.
Bem lembrado!
Na semana anterior, também na Câmara de Campo Alegre, o vereador Alexandre Telma Neto (PP), mexeu em uma situação que muitos nem lembravam existir: a necessidade de dar início à construção da Rede Coletora de Esgotos na cidade. Campo Alegre tem zero de saneamento básico, no que diz respeito ao tratamento de esgotos. Pior, nenhum projeto em andamento ou sendo construído para que isso aconteça. E olha que a cidade está em franco desenvolvimento.





