RESENHA DA TARDE: Cadáver…Samae…asfalto…fisco

 RESENHA DA TARDE: Cadáver…Samae…asfalto…fisco

Bizarro

Uma cena fora do comum assustou moradores de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina e viralizou nas redes sociais se transformando em notícia nacional. Durante a madrugada de sexta-feira (18), policiais militares foram surpreendidos ao encontrar uma mulher em estado de grande agitação após ela, supostamente, ter saído do cemitério carregando partes de um cadáver. Populares sinalizaram com urgência para a viatura, apontando a direção onde a mulher circulava desorientada. Ela foi contida por transeuntes após apresentar comportamento agressivo.
Testemunhas
Segundo relatos colhidos no local, testemunhas afirmaram que a mulher foi vista saindo do cemitério com um saco e, pouco depois, começou a espalhar partes do corpo em plena rua. A Polícia Militar precisou usar algemas para contê-la e acionou os Bombeiros para prestar apoio durante a contenção. Mesmo diante da resistência inicial, ela acabou sendo conduzida até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permaneceu até o início da manhã. As circunstâncias que levaram a mulher a praticar tal ato ainda são desconhecidas.

Limpeza nos reservatórios

A partir de terça-feira (29), o SAMAE de São Bento do Sul começa a fazer a limpeza dos reservatórios de água tratada no município. Os trabalhos seguem até o dia 24 de agosto.

Interrupção no abastecimento

A Autarquia comunica que, durante os procedimentos, pode haver interrupções temporárias no abastecimento em alguns bairros. O SAMAE pede a colaboração da comunidade para que economize água e se prepare para eventuais ajustes na distribuição durante este período.

Rua interditada

Nesta terça-feira (22) a rua Siegfried Roepke, no bairro Oxford será totalmente interditada para o tráfego de veículos. A via receberá os trabalhos de fresagem, para posterior aplicação de capa asfáltica.

Acesso à Matriz

Empresa responsável pela obra de recapeamento nas ruas centrais trabalhou na tarde desta segunda-feira (21), acertando o acesso para a subida rumo à Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria. Tudo indica que o trabalho visa modificações no trânsito ainda durante o período de recesso escolar no município.

Cuidado com o fisco

A malha fiscal em Santa Catarina passou a cruzar também as movimentações feitas via Pix, e muitos empresários ainda têm dúvidas sobre como isso afeta o dia a dia dos seus negócios. Para esclarecer o assunto, a FCDL/SC está coordenando um grupo de trabalho com entidades empresariais e órgãos públicos. Já existe um canal direto para que os interessados possam enviar suas dúvidas até dia 31 de julho, contando suas preocupações e sugestões sobre esse novo cenário fiscal. Interessados podem enviar para http://forum.cdl-sc.org.br/forum/

Benefício

Os fabricantes de eletrodomésticos de Santa Catarina foram incluídos no pacote de medidas tributárias aprovadas antes do recesso da Assembleia Legislativa catarinense. O projeto de lei nº 414/2025 assegura crédito presumido do ICMS de 2,5% nas saídas interestaduais tributadas a 12%. O incentivo fiscal é similar ao já concedido em 2024, mas inclui novas mercadorias como ventiladores, climatizadores, fornos, tanquinhos de até 10kg, centrífugas e máquinas de lavar até 18kg.  

Competitivo

O objetivo do governo do estado com a medida é equiparar a tributação de Santa Catarina ao benefício praticado no Paraná por meio do Programa Paraná Competitivo. O texto original do projeto enviado à Alesc, no entanto, trazia dois condicionantes: o primeiro definia que, para ter direito ao incentivo, a empresa precisaria realizar investimentos de pelo menos R$ 4,8 milhões; o segundo, que a indústria deveria estar localizada em município com universidade federal ou instituto federal.

Cerceando a liberdade de pensamento

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), cancelou em cima da hora, entrevista que daria ao Portal Metrópoles no começo da tarde desta segunda-feira (21). A justificativa dada pelo ex-presidente foi o fato de que ele falaria ao vivo, com transmissão pelas redes sociais do Metrópoles. Mas, na sexta-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) impôs uma série de restrições a Bolsonaro, como a “proibição do uso de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros”. Dessa forma, Bolsonaro teve receio de que pudesse incorrer em descumprimento de medidas cautelares, uma vez que a entrevista seria transmitida ao vivo no YouTube e no X.

Prêmio Celesc

ACI, Acaert, Adjori e ADI se unem à Celesc na valorização do jornalismo catarinense e na promoção de temas como energia, inovação e sustentabilidade.  A Celesc lançou nesta segunda-feira (21), em Florianópolis, o 1º Prêmio Celesc de Jornalismo, iniciativa que integra a programação dos 70 anos da companhia e busca valorizar reportagens que abordem temas ligados à energia, sustentabilidade, inovação e desenvolvimento do estado. A cerimônia ocorreu na sede administrativa da Celesc, e contou com a presença de diversas autoridades.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial