COLUNA POLÍTICA: Bogo…Diego…Cátia…Gilmar

 COLUNA POLÍTICA: Bogo…Diego…Cátia…Gilmar

Ausentes

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na noite de terça-feira (19) registrou ausência de dois vereadores. Marcelo Quost (PL) se ausentou por conta da morte de um familiar; Terezinha Dybas (PSD) estava com viagem agendada há alguns meses e está fora da cidade desde início da semana.

Prudente

O vereador Joelmir Bogo (UB) usou a Palavra Livre na Sessão e preferiu uma postura de prudência, sem entrar em polêmicas ou voltar ao assunto do projeto rejeitado e os acontecimentos da semana anterior. Foi bem, até porque qualquer fala no momento seria taxada de várias formas. Tudo passa e o tempo conserta muita coisa.

Autistas

O vereador Diego Niespodzinski (MDB) também fez uso da Palavra Livre para falar da situação dos autistas na cidade. Destacou que alguns professores da rede municipal têm manifestado preocupações por conta do aumento em número de laudos de autismo para estudantes na cidade.

Condições

Diego destacou ainda que as leis estão surgindo e que o atendimento na escola regular é devido para as pessoas com Espectro Autista, mas que muita coisa precisa ser vista e algumas revistas para que a qualidade seja garantida aos estudantes e aos profissionais que atuam em sala de aula. “Nós, vereadores, precisamos buscar mais informações sobre o projeto ‘Sou Autista’. Temos que fiscalizar, mas também acompanhar para sugerir”, disse.

Cátia justificou

Na Palavra Livre a vereadora Cátia Friedrich (PSD) justificou seu voto contrário ao projeto que previa criação de cargos os quais ficariam responsáveis pela manutenção e organização da Promosul. Segundo ela, não é momento de criação de cargos, mas entende que pode chegar a hora de aprovar um projeto com as mesmas características.

Saúde e educação

Cátia destacou que existem setores que carecem de mais investimentos e atenção do governo para melhorias no atendimento à população. Também deixou claro que ainda existem pessoas que não conseguem enxergar o todo, citando que mais de 100 projetos do Executivo já foram aprovados neste ano.

Lei Orgânica

Presidente Gilmar Pollum (PL) disse, também na Palavra Livre, que finalmente foi possível começar reuniões para debater a Lei Orgânica da cidade. Em seu entendimento, há muita coisa que precisa de alteração, mas que os assuntos mais técnicos precisarão de uma harmonia entre o Legislativo e também do Executivo para que uma nova história da Lei Orgânica, bem como do Regimento Interno da Câmara, seja escrita.    

Próxima Sessão

O presidente convocou a próxima Sessão Ordinária para terça-feira (26). Mas, é possível que aconteça mudança na data, uma vez que a Assembleia Legislativa estará com a Escola do Legislativo no mesmo dia das 17 às 22 horas com uma importante formação para os vereadores da microrregião. Evento ocorre no espaço da Câmara de Rio Negrinho.  

Mais uma!

O catarinense recebeu mais uma notícia negativa nesse meio de semana. A conta de Energia Elétrica terá aumentos de 12,3% neste mês de agosto. O aumento passa valer dia 22 e “não tem choro. Várias justificativas são apresentadas para o aumento, mas, no fundo, é mais uma conta impulsionada pela dificuldade econômica do país.

Será?

Adriano Silva (NOVO), prefeito de Joinville, começa falar como pré-candidato ao governo do estado. Mas, gente próxima e pelas movimentações no “tabuleiro político, tudo “conspira” para que ele seja um dos nomes desejados pelo atual governador Jorginho Melo (PL) para compor a chapa majoritária. Silva pode ser vice ou o candidato ao Senador Federal apoiado por Melo.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial