COLUNA POLÍTICA: Bogo…Gilmar…Cátia…Diego…

 COLUNA POLÍTICA: Bogo…Gilmar…Cátia…Diego…

Ecoando

A derrota do governo na votação do projeto que visava criar três novos cargos políticos na estrutura da prefeitura de São Bento do Sul segue ecoando pelos corredores da política. Os mais experientes atribuem a derrota, ao amadorismo da equipe política do prefeito, que não orientou o vereador Joelmir Bogo (UB), sobre o risco de sua ausência na Sessão Ordinária de quinta-feira (14).

Falando nisso…

…até internamente, na equipe do prefeito Tomazini (PL), se fala da dificuldade que Bogo tem em esclarecer com mais profundidade projetos e proposições do governo na Câmara. Entendem que não pode seguir como está, onde ele, na maioria das perguntas feitas por outros vereadores, fica em saia justa para responder.

Notório

O vereador, de costume, leva um texto escrito com esclarecimentos sobre as propostas, mas ao sair do script fica comprometida a explicação do projeto. Não precisa ser “expert” em política para perceber a dificuldade que o Edil ainda encontra para se fazer claro nas informações.

“Apáticos”

Também na Câmara, os vereadores Vilsinho da Silva, Luiz da Luz e Marcelo Quost (todos PL), com raríssimas exceções, participam das discussões. Compreensível que o silêncio na maior parte da Sessão se faz pela falta de experiência em legislar.

Até se destaca

Vilsinho da Silva até conta com uma boa oratória, mas raramente fala nas sessões. Tem esperado momentos pontuais para se manifestar e até mostra prudência nas falas. Pode ser uma peça melhor aproveitada pelo governo no parlamento, mas precisa ser instruído de maneira técnica.

De lado

O que muitos não entendem é a distância que Tomazini e o grupo político que ele comanda criou com relação à vereadora Cátia Friedrich (PSD). Justamente pelo discurso do prefeito quando os vereadores que o apoiam perderam a mesa Diretora. “Essa disputa faz parte da política, também passei pela situação quando vereador”. Então, o que acontece que o Alcaide não reúne a equipe e coloca fim nas “birras” e desmandos políticos do grupo?

Mais na oposição

Cátia, que mostra independência desde a campanha eleitoral, está cada vez mais longe de ser situação. Tem ainda as forçadas de barra que vêm pra cima dela e as mensagens indelicadas que as pessoas preferem mandar por rede social ao invés do “Téti a Téti”.

Da mesma forma…

…cada vez mais distante de uma aproximação com o governo está o vereador Diego Niespodzinski (MDB/Foto). Após um princípio de aproximação, inclusive com conversa reservada com o prefeito Tomazini, Diego é “chutado” cada vez mais para os braços da oposição.

De braços abertos

Oposição declarada, Rodrigo Vargas e Zuleica Voltolini (ambos do PP), inserem Diego, Cátia e o próprio Gilmar, nas articulações. Já deixaram claro que todos os projetos em prol de São Bento e sua gente serão aprovados, mas os projetos políticos só receberão votos favoráveis se forem, de fato, diferenciais e em prol da cidade.

Tere

Quanto à vereadora Terezinha Dybas (PSD), pessoa que desde que eleita pela primeira vez se tornou fiel escudeira do prefeito, tem sido escanteada por pessoas que, aparentemente, mandam mais que o prefeito nas decisões políticas. Os prejuízos seriam menores se a liderança de governo estivesse com a vereadora. Mas…

E o Gilmar?

Pode falar qualquer coisa para amenizar os prejuízos de suas decisões ao prefeito (politicamente). Mas, como na política ninguém é inocente, Gilmar Pollum (PL), vai seguir trabalhando para mostrar força e poder de decisão, para contrapor a afronta que sofreu mesmo antes de ser candidato. Seu alvo, claramente, é a chefe de gabinete e o secretário de obras.

Por fim…

…todas as expectativas estão voltadas para a Sessão Ordinária desta terça-feira (19) às 19 horas. Todos os vereadores devem estar presentes na Sessão e ainda podem acontecer algumas manifestações relacionadas à proposta rejeitada na última Sessão.

Foto: Arquivo/OJornaleiro

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial