COLUNA POLÍTICA: Uvesc…Cátia…Mirins…trânsito

UVESC
A União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) teve eleição no primeiro semestre de 2025. O presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Gilmar Pollum (PL) estava em uma das chapas que disputaram o pleito. Não logrou êxito, mas demonstra que vai seguir trabalhando para disputar o próximo pleito.
Cátia
Como Gilmar está em Florianópolis, onde um congresso estadual de vereadores ocorre até sexta-feira (15), o comando do Legislativo na terça-feira (12) ficou por conta da vice-presidente, Cátia Friedrich (PSD).
Falando em Câmara…
…reclamações do trânsito caótico no Centro de São Bento do Sul chegaram até para os vereadores mirins da cidade. Vários parlamentares mirins abordaram o assunto na Sessão Ordinária realizada na tarde de quarta-feira (13).
Outro assunto
O vale transporte e a disparidade de pagamento para quem já tem o passe eletrônico e quem paga em dinheiro foi outra reclamação. Além do passe, usuários têm levado aos vereadores, adultos e mirins, informações sobre o quanto a falta de pontos edificados para parada de ônibus, está prejudicando os usuários, que ficam expostos ao sol e à chuva.
300 folhas
Servidor concursado na Câmara Municipal, que ficou apenas alguns poucos meses no cargo, assumiu vaga de concurso em outra cidade, mas deixou um rastro em São Bento do Sul. Preencheu denúncia com quase 300 páginas. Parece que, na interpretação do moço, tudo e todos eram contra ele. Chama atenção do quanto teve tempo, em poucas semanas de trabalho, para “juntar provas” e fundamentar tais denúncias. Faz parte!
Podemos
Integrantes do Podemos em São Bento do Sul participaram de reunião com a deputada estadual Paulinha (Foto), na sexta-feira (8). Pelos sorrisos nos bastidores, saíram contentes com o apoio prometido e com os rumos que o projeto está tomando.
MDB forte em Jaraguá
O MDB de Jaraguá do Sul demonstrou sua força na noite de quarta-feira (13) ao reunir mais de 200 pessoas em encontro realizado na Associação de Moradores da Vila Lalau. O evento contou com a presença de várias autoridades ligadas à sigla.
Estavam…
…no encontro o presidente da sigla, Paulo Chiodini; o prefeito Jair Franzner; o deputado estadual Antídio Lunelli; o secretário de Estado da Agricultura e também presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini; os vereadores Luis Fernando Almeida e Natália Petry; além de suplentes, lideranças comunitárias e filiados.
“Água fria”
Começa desmoronar o projeto do PSD que estava crente na candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues. O jornalista Cláudio Prisco Paraíso publicou hoje, que inclusive novos acertos estão em andamento, de conversas de Rodrigues com o governador Jorginho Melo (PL).
Força
Jorginho tem deixado cada vez mais clara sua intenção de “brigar” com todas as forças para continuar no governo, tanto que tem levado uma série de recursos, se comprometendo com prefeitos de todo o estado para garantir apoio.
Vice
O PSD, informa Prisco, indicaria um candidato a vice-governador da confiança de João Rodrigues e, nesse sentido, os rumos apontam para o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia. Há ainda a possibilidade de um segundo nome, sendo o prefeito da capital, Topázio Neto.
Senador
Muitos indicavam, desde o início, que Rodrigues iria abrir mão (no frigir dos ovos) e aceitar a parceria com o PL para ser indicado candidato a senador na chapa. Mas, pela confiança que muitos tiveram no projeto do chapecoense, não seria a melhor saída. O fato, é que novidades podem pintar.