DEZENA DE FATOS: Primeiro lugar…mundial…Câncer…FIESC
Banda Marcial
A Banda Marcial da Escola Básica Municipal Adélia Lutz, de São Bento do Sul, se destacou no maior concurso de bandas e fanfarras de Santa Catarina, o CONFABANSUL 2025. O evento reuniu 84 corporações e aconteceu no último sábado (23), na cidade de Santa Cecília na região serrana de SC.
Destaque
A Banda, que conta com 70 integrantes e tem à frente o maestro Paulo Roberto Gregório, se destacou ao conquistar o primeiro lugar geral na competição. As coreografias desenvolvidas pelos integrantes levam a assinatura de Luanzinho sob a direção da professora Nilvane Aparecida Rudnick. (FOTO DE CAPA)
Mais troféus
- 1º lugar Infantojuvenil com o corpo musical
- 1º lugar com o pavilhão
- 1º lugar com o estandarte
- 2º lugar com o Mor da corporação
Vaga no mundial
Arthur Meirelles da Costa, da equipe de Taekwondo da Fundação Municipal de Desportos (FMD) tornou-se campeão da Seletiva Brasileira Sub 21 (até 80 kg) neste fim de semana (23 e 24). Com o título, Arthur assegurou o direito de representar o Brasil no Campeonato Mundial da categoria, que será realizado na cidade de Nairobi, no Quênia, de 03 a 06 de dezembro. (AscomPMSBS)
Prevenção ao câncer
Um estudo feito por cientistas chineses aponta relação entre o consumo de alguns alimentos e a redução no risco de desenvolver câncer intestinal.
Destaque
Alimentos como repolho, brócolis, couve e couve-flor são os que surtem maior efeito e, segundo o estudo, o consumo de 60 gramas diárias desses alimentos é suficiente para auxiliar na prevenção.
O estudo…
…foi divulgado na revista BMC Gastroenterology. De acordo com a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (Iarc), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer colorretal é o terceiro tipo mais diagnosticado no planeta, ficando atrás apenas de tumores de pele não melanoma. Ele também ocupa a segunda posição entre os que mais causam mortes no mundo. (Informações: G1)
Novo Presidente
Gilberto Seleme é o novo presidente da FIESC. A cerimônia de posse, que ocorreu nesta sexta-feira (22) foi prestigiada pelo presidente da CNI, Ricardo Alban, por presidentes de Federações Industriais, por membros da diretoria e conselhos do SESI e SENAI nacionais, além de autoridades como o governador Jorginho Mello, senadores, deputados federais e estaduais e representantes do poder judiciário.
Discurso
Em seu discurso de posse, Seleme reforçou o compromisso da entidade com o diálogo com a sociedade e com os diferentes poderes, com todas as instâncias de governo, com todas as correntes políticas.
Bandeira
Seleme afirmou que a infraestrutura segue como uma das principais bandeiras da Federação e que vai defender a participação privada nas soluções que Santa Catarina merece e precisa para ampliar sua competitividade. (Fiesc)





