DEZENA DE FATOS: Puríssimo…Concurso…tempo…golpes

Padroeira
Paróquia Puríssimo Coração de Maria (FOTO) está em festa. A tradicional Quermesse começou com a celebração de terça-feira (12). Nesta sexta-feira (15) tem mais. Às 19 horas comunidade convidada a participar do “Terço Mariano”. Em seguida, às 19h30, missa e novena com entrega da “fita da vida no altar” e benção das famílias enlutadas. Sábado (16) e domingo (17) tem mais.
Concurso Público
Seguem abertas as inscrições para concurso da Cidasc, que ofertará de imediato 28 vagas. São onze vagas para analista de tecnologia da informação, sete vagas para administrador, duas para advogado, duas para contador, duas vagas para técnico de suporte de informática, uma vaga para engenheiro civil, uma para designer gráfico, uma para jornalista e uma vaga para psicólogo.
Tempo
O final de semana promete ser de frio em SC. Entre 15 e 18 de agosto, as temperaturas máximas devem permanecer próximas aos 20° em boa parte do estado.
Frente fria
Uma frente fria que está em alto mar desde quinta-feira (14), deve manter o tempo nublado, principalmente no leste de SC pelos próximos dias. Nas demais regiões, uma massa de ar frio e seco garante tempo estável, com predomínio de sol entre poucas nuvens. As informações são da Defesa Civil Estadual.
Golpes
Incrível como os golpistas conseguem vítimas pela internet. Muita gente tem caído em golpes daqueles mais básicos. Compras de carros, motos, terrenos e casas pelo meio virtual é demasiadamente arriscado. Quando a “empresa” pede um depósito antecipado, “já deu a letra” da farsa. Mas…ainda são realizados registros de Boletins de pessoas que mostram “inocência ou desinformação”.
Bons resultados
Santa Catarina registrou uma safra recorde de grãos em 2025, com crescimento de 20,7% em relação ao ano passado. O estado colheu 7,85 milhões de toneladas de grãos neste ciclo, frente a 6,5 milhões de toneladas na safra anterior. Todos os principais produtos apresentaram alta na produção: arroz (+12,2%), feijão (+14,1%), milho (+24,7%), soja (+19,1%) e trigo (+40,5%).
Fatores
O desempenho positivo da safra 2025 reforça a importância da agricultura no desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Vale acrescentar que a combinação de tecnologia, clima favorável e apoio institucional tem elevado a produtividade no campo.
“Duelo de Titãs”
Os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux tiveram na quinta-feira (14) uma discussão acalorada durante a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF). O episódio ocorreu nos momentos finais da sessão após Fux pedir a palavra para demonstrar uma “irresignação” quanto ao resultado da proclamação do resultado do julgamento que validou no dia anterior as regras de incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para o setor de tecnologia.
Reclamou
Fux reclamou de não ter ficado com a relatoria do processo. De acordo com o ministro, Barroso não teria oferecido a ele a oportunidade de permanecer na relatoria. No julgamento, Fux era o relator original, mas ficou vencido. Dessa forma, a relatoria do caso passou para o ministro Flávio Dino, que apresentou a manifestação vencedora. O procedimento está previsto no regimento interno da Corte.
Relator
No entendimento de Fux, ele deveria ter continuado como relator porque ficou vencido somente em uma pequena parte da tese de julgamento. “Vossa Excelência [Barroso], sem declarar esse aspecto, deferiu, de maneira imediata, a relatoria para o ministro Flávio Dino. Não sou de pedir relatoria e entendi que considerei essa manifestação completamente dissonante do que ocorreu no plenário”, afirmou Fux. Em seguida, Barroso disse que, durante o julgamento, perguntou a Fux se ele gostaria de reajustar o voto para permanecer como relator, mas o ministro disse que não mudaria.