HINO NACIONAL: Proposta para volta nas escolas
Campo Alegre – Uma proposta apresentada na Câmara de Vereadores sugere que uma vez por semana os hinos nacional e municipal sejam executados nas escolas da cidade teve acréscimos de sugestões. No princípio, seria apenas para as escolas da rede municipal, mas houve um acréscimo solicitando que a proposta seja extensiva a todos os estabelecimentos.
Na Sessão Ordinária da última segunda-feira (28) os vereadores voltaram a discutir o projeto, que entrou por meio de proposta de Fábio Kuhnen. Ele usou a palavra para enaltecer um pouco mais sobre o projeto. Para Fábio, é um começo a fim de garantir que a cidade resgate o patriotismo e o civismo, que fez parte da educação e formação de muitas gerações.
Mas, o vereador foi além. Disse ser necessário um trabalho para que todos os estudantes tomem conhecimento da importância dos hinos pátrios e que saibam o significado de cada palavra inserida nas redações dos mesmos.
O vereador Francisco Kuhnen também opinou sobre o assunto. Disse que numa época não muito distante os hinos pátrios eram cantados, assim como era obrigatório o momento de oração nas escolas. Lamentou que algumas tendências tenham sido impostas fazendo com que o civismo e o respeito a muitas coisas positivas tenham ficado um tanto de lado, sendo algumas pelas imposições ideológicas que se tenta impor cada vez mais dentro da sociedade.
Alexandre Telma também defendeu o projeto dizendo que será importante o resgate de algumas situações. Disse concordar com o vereador Francisco quando o mesmo falou das ideologias que estão sendo inseridas dentro das escolas e da sociedade em geral. Entende o vereador, é essencial que a sociedade que trabalha pelo bem, pela coisa correta, ofereça apoio para a causa de resgates essenciais para uma sociedade mais justa e mais humana.
João Nilson Venera lembrou que o respeito e a gratidão aos professores sempre foi unanimidade, mas que aos poucos os valores foram se perdendo e algo com urgência precisa ser feito para resgatar, de fato, aquilo que tinha de bom dentro das escolas. Ainda acrescentou que o lamento maior é que muitos estudantes atualmente não sabem sequer se portar ou se comportar perante o pavilhão nacional e os demais símbolos pátrios e que tudo isso precisa ser resgatado. O Projeto de Lei do Legislativo, de número 07/2025, deverá ir para votação nas próximas Sessões, mas as emendas propostas foram aprovadas por unanimidade.





