COLUNA POLÍTICA: Viliczinsky…desvios…pancada…trânsito
Mais visitantes
O Jornaleiro recebeu informação sobre visita de outros dois parlamentares na tarde de segunda-feira (4) em Campo Alegre. Napoleão Bernardes (PSD) e Sargento Lima (PL) também estiveram marcando território.
Tá fora
Integrante do MDB encaminhou para O Jornaleiro mensagem do ex-vereador Marco Viliczinski (Foto), agradecendo a acolhida a parceria que teve na sigla, mas anunciando sua saída. Marco chegou à sigla carregando boas expectativas de disputar as eleições de 2024 e se eleger vereador, mas houve impedimentos jurídicos e acabou ficando de fora. Fato que frustrou os planos do partido à época.
Republicanos
Marco já esteve filiado no Republicanos antes de ingressar no ninho “pé-vermelho”. Embora não tenha se manifestado ainda, deve voltar ao Republicanos que, aos poucos, volta a se organizar para tentar ser mais forte e efetivo nas eleições de 2026 e, principalmente, 2028. Convite para voltar ao antigo partido não faltou, mas a decisão será do ex-vereador sobre o rumo a seguir.
Respondeu
Marco respondeu a indagação encaminhada por O Jornaleiro: “Estamos montando um grupo de lideranças pela cidade. Fazem parte: Comerciantes, profissionais liberais e um pessoal liderança de bairro. Penso que essa semana define-se”, escreveu como resposta. Esperar pra ver!
Pedidos
Interessante alguns vereadores da microrregião. Mesmo sabendo da passagem do secretário de estado da infraestrutura, Jerry Comper (MDB), ter passado pela região, a convite de Silvio Dreveck (PP), e firmado compromisso de algumas melhorias, encaminharam indicações e moções pedindo as mesmas melhorias.
SC-418
Uma baita sacanagem! Enquanto a comunidade regional está implorando por melhorias na rodovia que liga o Planalto Norte à BR-101 e à região de Joinville, gente que estava na pasta da infraestrutura estadual desviava recursos.
Operação policial
Na manhã desta quarta-feira (6) a Polícia Civil “foi pra cima” e espera-se que uns e outros sejam responsabilizados, e até presos por não respeitar o erário público. Tem mais coisas que devem “pipocar” nos próximos dias.
Tarifaço
A partir desta quarta-feira aumenta o “calvário” de empresas e empresários que atuam com a produção e exportação de móveis. O “tarifaço do Trump” entrou em vigor sem que o Brasil conseguisse reverter o decreto do presidente americano.
Santa Catarina
Dirigentes empresariais demonstram muita preocupação com o futuro, caso o governo brasileiro não tenha sucesso em uma negociação plausível para reverter o quadro. Como o estado tem muito de seu faturamento da indústria moveleira nas exportações para os EUA, a situação pode gerar dispensas das empresas do setor.
“Quem fui?”
O “bafafá” na cidade é intenso pra saber qual foi o Edil que colidiu com seu veículo contra outro carro que estava estacionado após uma feijoada no centro da cidade no fim de semana passado. Quem foi, parece ser irrelevante para conhecimento público. Mas, terá que assumir as responsabilidades.
Só por Jesus
Tive acesso a alguns documentos sobre licitações. Pasmem, teve situação aqui em São Bento de eliminação de empresas por coisas que só podem ter sido com intenção de dar problemas para o chefe. Tem gente que se passou e vai ter revés antes do que imagina.
Outra coisa
O governo precisa ficar esperto com relação às reclamações sobre o Transporte Coletivo. Algumas coisas estão muito melhores do que antes, as condições dos veículos, por exemplo. Mas, tem gente reclamando em ter que pagar duas passagens para se deslocar em transporte integrado, ou seja: a cada desembarque em terminal paga uma passagem.
Trânsito
O Jornaleiro não para de receber reclamações e imagens sobre o “caos no trânsito central”. A quarta-feira (6), de novo, foi de filas quilométricas para chegar ao Morro dos Três Templos nos horários de entrada e saída de aulas pela manhã.





