Dançarinos de SBS conquistam medalhas no Dança Catarina
O coreógrafo Alexandre Dias segue comemorando os resultados
Major Vieira – No último dia 12 de setembro, a cidade de Major Vieira foi palco da fase mesorregional do projeto Dança Catarina, uma das maiores iniciativas culturais e esportivas do estado, que reúne estudantes e talentos da dança de diferentes municípios. Representando São Bento do Sul com suas instituições de ensino, o professor e coreógrafo Alexandre Dias viajou acompanhado de três equipes e apresentou ao público e aos jurados um total de quatro coreografias, cada uma cuidadosamente elaborada para traduzir a dedicação e o esforço dos jovens dançarinos.
As escolas participantes sob a coordenação do professor foram o Colégio Global, que competiu nas categorias estilo livre 1 juvenil e estilo livre 2 juvenil; o Instituto Federal Catarinense (IFC), com o grupo inscrito na categoria estilo livre 1; e o Colégio Roberto Grant, com uma apresentação na categoria estilo livre 2. Cada grupo subiu ao palco preparado para dar o melhor de si, levando energia, emoção e toda técnica após exaustivos dias de ensaios para representar bem a cidade.
O resultado não poderia ser mais positivo: as equipes voltaram para casa trazendo quatro medalhas e muito orgulho. O destaque ficou para o Colégio Global, que conquistou duas medalhas de ouro, sagrando-se campeão em ambas as categorias disputadas. A conquista foi celebrada não apenas pelos alunos e seus familiares, mas também pela comunidade escolar, que reconhece no projeto uma oportunidade de incentivo à arte e ao protagonismo juvenil.
O Colégio Roberto Grant também brilhou, garantindo a segunda colocação em sua categoria, um feito que reforça o compromisso da instituição com a formação cultural e artística dos estudantes. Já o Instituto Federal Catarinense (IFC) conquistou o terceiro lugar, resultado que evidencia o empenho e a seriedade do grupo que cresce a cada período de ensaio e preparação. Diga-se, que os são-bentenses enfrentaram uma disputa de alto nível contra equipes de diversas cidades.
Segundo o professor Alexandre Dias, mais do que as medalhas, o maior legado do Dança Catarina é a experiência transformadora que proporciona aos jovens. “Cada ensaio, cada viagem e cada apresentação representa um momento de aprendizado, de superação e de crescimento. Ver o brilho nos olhos dos alunos quando sobem ao palco é a maior recompensa. Estávamos em ritmo de ensaio com o IFC desde março. Com as equipes do Global começamos em abril e no mês de junho com a equipe do Colégio Roberto Grant”, destacou o coreógrafo.

Alexandre destaca que houveram desafios fortes ao longo do ano, tendo em vista que alguns grupos estavam renovados, e precisaram trabalhar duro para assimilar o estilo apresentado pelo coreógrafo. “Foi um período de adequação e adaptação até estabilizar a nova forma de trabalho e, definitivamente, começar os ensaios na prática. Mas, com a cooperação e com o empenho de cada integrante destes grupos, o resultado aconteceu”, segue.
Apresentações
O evento em Major Vieira reuniu dezenas de apresentações, valorizando a diversidade cultural e promovendo a integração entre diferentes escolas e regiões. Para os estudantes, participar de uma competição desse porte significou não apenas mostrar o talento individual e coletivo, mas também a oportunidade de criar laços, trocar experiências e fortalecer a confiança em si mesmos.
Com os resultados alcançados, as equipes sob direção de Alexandre Dias reforçam o protagonismo da dança como ferramenta de educação, expressão artística e transformação social. “As medalhas conquistadas representam o reconhecimento de todo um trabalho coletivo, marcado por disciplina, criatividade e paixão pela arte. E, esperamos, dessa forma seguiremos para novos desafios”, acrescenta o coreógrafo.
Assim, a participação na fase mesorregional do Dança Catarina se consolida como mais um capítulo de sucesso na trajetória do professor e de seus alunos, deixando a certeza de que a dança continua sendo um elo entre sonhos e realizações. “Só temos a agradecer às direções de cada estabelecimento, aos pais e familiares pelo apoio ao grupo e individualmente aos alunos, bem como a todos que, de alguma forma nos ajudaram ao longo da jornada”, encerrou.
Próxima etapa
Todas as equipes que ficaram em primeiro e segundo lugar estão classificadas para a fase regional/centro-oeste que juntam quatro regiões mesorregionais. As disputas estão previstas para ocorrer na cidade de Lages nos dias 10 e 11 de outubro.



Diferente da fase mesorregional, as regionais têm todo custeio bancado pela Fesporte.
Foto de capa: André Holtz





