COLUNA POLÍTICA: Pollum…dívida…recesso…Marina
Queda de braço
Presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Gilmar Pollum (PL), havia indicado uma emenda em uma proposta do governo. Porém, na Sessão Ordinária de terça-feira (7) foi rejeitada. O que era esperado, uma vez que a queda de braço do presidente com a base governista começou ainda na campanha eleitoral de 2024.
Moções de Aplausos
Na Sessão Ordinária de terça-feira ainda foram aprovadas nove (9) Moções de Aplausos, sendo a grande maioria para empresas que completaram aniversário de 5, 10 ou 30 anos. Uma Sessão Solene deve ser organizada para a entrega das mesmas.
Aproveitar espaço
Em um período onde as propostas para a campanha eleitoral de 2026 seguem se intensificando, muitos “cabos eleitorais”, alguns ocupando cargos em Gabinetes de atuais eleitos, buscam espaços para se garantir no próximo ano. Se fossem assim nos quatro anos de legislatura…
Dívida
A Administração entrou em módulo “saia justa” por conta da cobrança feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais para pagamento de um terço de féria sobre o período de recesso no meio do ano. Valor gira em torno de R$ 12 milhões.
Solucionar
Prefeito Tomazini (PL) está trabalhando diariamente, segundo assessoria, com o jurídico e com a secretaria de educação para encontrar uma saída para a questão do recesso escolar no meio do ano. E, de fato, não descarta recesso apenas para os estudantes a partir de 2026. Professores teriam as duas semanas para formações, cursos e outras atribuições que evitem paradas nos dias de aula.
Outra situação
Se busca ainda uma alternativa para acabar com a correria para organizar plantões, quando as empresas da indústria e do comércio seguem o trabalho normalmente. Mas, tudo ainda depende de organização, legislação após as alternativas mais coerentes definidas.
Proteger o cofre
No Paço Municipal, fala-se em alternativas para valorizar o servidor público, mas também de proteger o cofre para que não haja colapso num futuro próximo por conta de tais situações.
Gestões anteriores
Tomazini não está mais economizando em tornar público a origem das dívidas que estão sendo executadas em sua gestão. Deixou claro que a população tem direito de saber quais eram os mandantes e os partidos que estavam no comando quando as “trapalhadas” aconteceram.
Crescendo
Cada vez mais a equipe de Assistência Social de São Bento do Sul vai sendo profissionalizada. Marina dos Santos (PL/Foto), Secretária, tem sido atendida pelo prefeito em alguns pedidos, o que resulta em um trabalho cada vez mais bem direcionado e surtindo resultados positivos. Além disso, Tomazini tem observado a atuação de algumas peças. Não funciona, troca.
“Moradores de rua”
Pessoas em condição de rua ainda estão no topo da preocupação da pasta. Na manhã de terça-feira (7) uma reunião ocorreu com técnicos da Assistência Social, Gabinete, imprensa e alguns setores da sociedade que atua com atendimento à causa. Ministério Público também participou e o assunto deve ser apresentado à população em breve.





