Delegado Geral da Polícia Civil fala dos avanços

 Delegado Geral da Polícia Civil fala dos avanços

São Bento do Sul – Em entrevista exclusiva, o Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Dr. Ulisses Gabriel, falou sobre os avanços no combate à criminalidade, integração das forças de segurança e o fortalecimento de ações voltadas à proteção das mulheres, destacando a expansão da Sala Lilás no estado.

O Jornaleiro: Hoje há mais integração entre Polícia Civil e Militar em SC. Como isso favorece o combate à criminalidade?
Dr Ulisses – O governador Jorginho Melo incentivou o relacionamento interno entre as instituições. Essa parceria fortaleceu a atuação, permitindo o aumento significativo dos mandados de prisão cumpridos: de 3.600 pessoas presas em 2022 para mais de 7.000 agora em 2025. As operações também cresceram e, com elas, o enfrentamento direto à criminalidade.

O Jornaleiro: O número de confrontos e mortes de criminosos aumentou. Como a polícia trata este tema?
Dr Ulisses – A intensificação das operações trouxe mais reações por parte dos criminosos, resultando em maiores confrontos e mortes. Mas, a prioridade sempre será preservar a vida dos policiais durante o cumprimento de suas funções.

O Jornaleiro: Muitos criminosos presos acabam soltos, até no mesmo dia. Como o senhor vê essa situação?
Dr Ulisses – Tem muitas questões que precisam ser vistas e revistas. Cada vez mais as brechas na lei estão dificultando a manutenção dos criminosos presos. O Congresso deveria endurecer as regras, tornando a prisão uma regra e não exceção. Hoje, bandido tem tratamento melhor que vítima. Não pode, precisa ser o contrário.

O Jornaleiro: No Outubro Rosa, em meio à luta contra o câncer, fala-se também da proteção à mulher. Como o senhor avalia o trabalho da Polícia Civil nesse contexto?
Dr Ulisses – Houve grande avanço: passamos de 4 para 39 Salas Lilás desde 2023, com previsão de chegar a 77. Apesar da queda na média de feminicídios, ainda são números preocupantes. O compromisso é ampliar esses serviços e delegacias especializadas para garantir o bem-estar das mulheres vítimas de violência.

O Jornaleiro: A microrregião sofre com déficit de efetivo policial. Há planos para reforço?
Dr Ulisses – Reconheço que precisamos ficar atentos e destacar mais profissionais para atender São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho. Nosso compromisso está em recompor o quadro, inclusive para a Delegacia da Mulher. Com a nova academia, pretendemos trazer mais um delegado para manter o efetivo e cobertura das delegacias locais.

O Jornaleiro: O governador Jorginho Melo apostou em comando rejuvenescido nas forças policiais. Isso traz resultados?
Dr Ulisses – Sim. O comando tem, em média, conta com profissionais de 43 a 47 anos e está motivado para atuar com dinamismo. Eu mesmo tenho cumprido um roteiro extenso de viagens pelo estado, palestra em São Paulo e frentes de trabalho que fazem Santa Catarina ser reconhecida nacionalmente.

O Jornaleiro: Sobre a revitalização da Delegacia Regional e a inauguração da Sala Lilás, qual o impacto para São Bento do Sul?
Dr Ulisses – A revitalização e a Sala Lilás representam avanço no atendimento digno e humanizado, principalmente às mulheres. Investimentos em viaturas e armamentos acompanham esse movimento, fortalecendo a segurança pública local.

O Jornaleiro: Como funciona o atendimento na Sala Lilás?
Dr Ulisses – Não há mais o atendimento convencional exposto. A mulher é recebida em sala especial, com brinquedoteca para crianças e privacidade. Isso encoraja denúncias, tornando o processo mais seguro e acolhedor.

O Jornaleiro: Que mensagem o senhor deixa para quem presencia violência doméstica e sente medo ao denunciar?
Dr Ulisses – Reforço a necessidade de denunciar desde a primeira agressão. A violência costuma escalar. É fundamental atacar o problema na raiz. E todos somos responsáveis pelo bem estar coletivo, então, tomando conhecimento de casos, temos que ajudar denunciando.


O Jornaleiro: Qual balanço o senhor faz do trabalho das forças policiais de Santa Catarina?
Dr Ulisses – Enfatizo, mais uma vez, o empenho e rigor no combate ao crime. Aqui o bambu ronca, somos linha dura contra o crime e não vamos permitir que bandido se crie no nosso estado. Temos apoio do governo e os avanços institucionais. Cada vez mais estamos unidos no combate a criminalidade, e isso faz muita diferença.

O Jornaleiro: Quais são as suas considerações Finais?
Dr Ulisses – Mais uma vez quero deixar claro o compromisso da Polícia Civil de Santa Catarina em modernizar, integrar e fortalecer o enfrentamento ao crime e a atenção às vítimas, especialmente mulheres. O aprimoramento da infraestrutura, como a Sala Lilás, demonstra uma busca constante por dignidade, justiça e proteção à sociedade catarinense.

Foto: Luzardo Chaves/O Jornaleiro

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial