COLUNA POLÍTICA: PL…Peixer…Trovão…Pollum
Incógnita no PL
Em Florianópolis, as conversas sobre as candidaturas do PL à Assembleia Legislativa trazem à tona questionamentos sobre a eventual decisão do prefeito Tomazini em disputar por São Bento do Sul. A definição está longe de ser consenso na direção estadual do Partido Liberal, envolvendo múltiplos aspectos políticos e estratégicos.
Regiões desguarnecidas
Parlamentares do PL, como Sargento Lima e Maurício Peixer, ambos de Joinville, manifestam preocupação com a representatividade regional. Apontam que o estado é extenso e que há carência de candidatos em várias áreas. Por isso, a equipe do governador Jorginho Melo terá de revisar estratégias para garantir maior cobertura geográfica.
Zé Trovão e articulação local
Nos bastidores, há quem diga que a articulação por São Bento do Sul atende ao desejo do deputado federal Zé Trovão de conquistar um “cabo eleitoral de peso” na cidade. Avaliações internas sugerem que a candidatura do prefeito Tomazini é resultado de uma pressão do deputado, e pode até gerar efeitos adversos para a legenda.
Vaga garantida
Na análise dos parlamentares do PL, até o momento apenas uma candidatura no Planalto Norte já é tida como certa: a da prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel. Ela deve ocupar uma das vagas femininas do partido, fortalecendo a sigla regionalmente.
Gilmar no radar federal
O vereador Gilmar Pollum (PL) tem sinalizado interesse em concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Entretanto, fontes próximas garantem que sua atual relação de altos e baixos com a direção do partido indica que, dada a oportunidade, Pollum deve migrar para uma nova legenda antes do início da campanha.
Participação e articulações
Ainda sobre Gilmar, ele esteve recentemente em Florianópolis, participando do Congresso Estadual de Vereadores. Acompanhado do diretor da Câmara, Ronny Zulauf, o parlamentar participou de palestras e se reuniu com lideranças da Alesc. Um dos encontros reservados foi com a presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti (FOTO), rival na disputa pela entidade no início do ano.
Menos nomes em São Bento
Com a desistência do empresário Daniel Lutz (NOVO) de concorrer ao pleito, restam apenas três nomes disputando uma vaga para a Alesc por São Bento do Sul: Jaciara Machuga (PT), Sílvio Dreveck (PP) e Antonio Tomazini (PL). Nos bastidores, há quem aposte que Tomazini é apenas um “balão de ensaio” e deve sair da disputa antes da decisão final.
União Brasil e PSD optam pelo silêncio
Por fim, partidos como União Brasil e PSD sinalizam que não devem lançar candidatos em São Bento do Sul, Campo Alegre ou Rio Negrinho. A avaliação é que não há nomes com perfil suficiente para unir as cidades ou causar impacto estadual, evitando candidaturas apenas “figurativas”.
Foto: Luzardo Chaves/OJornaleiro





